Qual o conceito de Ginástica para Todos?

O que é a ginástica para todos?

A ginástica para todos – GPT é uma modalidade abrangente fundamentada nas atividades ginásticas, valendo-se ainda de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas, expressos através de atividades livres, criativas e de inclusão.

Qual o objetivo da ginástica para Todos?

De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (2006) os principais objetivos da GPT são: Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentadas nas atividades gímnicas. Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades gímnicas.

Quais as características de ginástica para todos?

A ginastica para todos favorece a coletividade, respeitando a individualidade, sempre em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quando às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais.

Quais são os movimentos da ginástica para todos?

A Ginástica Para Todos é a modalidade mais recomendada para práticas coletivas porque visa à união de movimentos variados, como: o teatro, a dança, a capoeira e outros movimentos da cultura popular.

O que é a ginástica localizada?

A aula de ginástica localizada é uma forma de exercício físico em que os músculos são exercitados de maneira isolada ou em grupo, divido por blocos de exercício, com alto gasto calórico (queime calorias).

ISSO SIGNIFICA:  Quais os benefícios que os esportes de aventura?

Quais são as principais características da GPT?

A GPT se diferencia das demais modalidades da ginástica por não possui caráter competitivo. Ela se encontra em um plano básico, que busca o divertimento, prazer e a ludicidade, tendo como alvo principal as pessoas que a praticam (AYOUB, 1998).

Quais são os elementos que compõem a ginástica para todos?

Objetivo: Ela tem como proposta ampliar a possibilidade da prática da ginástica a partir dos princípios da ginástica artística, ginástica rítmica, trampolim, acrobática e aeróbica, dança e folclore.

Quais as características da ginástica de lazer?

Uma manifestação da cultura corporal, que reúne as diferentes interpretações da Ginástica (natural, construída, artística, rítmica, aeróbica) integrando-se com outras formas de expressão corporal (dança, folclore, jogos, teatro, mímica etc.), de forma livre e criativa, de acordo com as características do grupo social e …