Qual a importância da defesa no vôlei?

Qual a importância da defesa no voleibol?

A defesa no Voleibol pode ser definida como a ação de recuperar as bolas vindas do ataque adversário que ultrapassam o bloqueio e criar condições para o contra-ataque, exigindo concentração, coragem, agilidade e determinam o espirito de luta da equipe.

Qual o objetivo do fundamento defesa?

A defesa é uma ação que tem como objetivo impedir que o ataque da equipe adversária resulte em ponto. O bloqueio pode ser considerado uma ação defensiva quando tem o objetivo de amortecer o ataque adversário e, assim, facilitar a recepção.

Qual a importância dos fundamentos do voleibol?

Os fundamentos e elementos caracterizam o voleibol. Quanto melhor for a técnica de execução de ambos, maior será o nível de proficiência na modalidade do praticante. Uma das principais características do saque é o fato de ser a única ação do jogo que depende somente do executor.

Como é realizado a defesa no voleibol?

Normalmente é realizada através da manchete ou do toque. Porém, é entre os fundamentos o que apresenta um maior número de recursos. O defensor deve partir de uma posição de expectativa baixa, apoiado na ponta dos pés para facilitar um possível deslocamento.

Quais os fundamentos da defesa?

Os principais fundamentos da defesa “individual” são:

  • Equilíbrio defensivo: …
  • Postura: …
  • Deslocamento: …
  • Pressão na bola: …
  • Flutuação: …
  • Ajuda: …
  • Recuperação (fundamento mais difícil de realizar): …
  • Defesa de bloqueio com e sem a bola:
ISSO SIGNIFICA:  Pergunta frequente: Quais são as categorias do atletismo?

Quais são os fundamentos básicos do Vôlei?

Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.

Qual o fundamento do ataque?

O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa.

Qual a utilidade do fundamento bloqueio no jogo de voleibol?

O bloqueio é uma ação técnico-tática defensiva e ao mesmo tempo ofensiva do voleibol que consiste em interceptar ou amortecer o ataque da equipe adversária. Ação defensiva é a de buscar interceptar a passagem da bola em sua própria quadra ou amortecer o ataque, facilitando a defesa.