Quais são os princípios que norteiam o jogo limpo no esporte?

Quais são os princípios que norteiam o jogo limpo nos esportes?

No esporte, o fair play envolve a luta contra a fraude, contra o doping, contra a violência (tanto física quanto verbal), contra a desigualdade de oportunidades, contra a comercialização excessiva e contra a corrupção.

Quais são os princípios do fair play?

Normalmente interpretamos o fair play como um “jogo puro”, uma luta de acordo com regras específicas, honestidade e justiça. … Esses princípios podem ser divididos em quatro grupos: oportunidades iguais, renúncia consciente à vitória desonesta, cumprimento voluntário das regras do jogo, respeito pelo oponente.

Quais são os princípios do jogo limpo?

O Olimpismo tem como princípios a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o “fair play” (jogo limpo). Mais que uma filosofia esportiva, o Olimpismo é uma filosofia de vida.

Quais são os princípios e valores que norteiam o fair play?

O conceito de fair play está associado à idéia de condutas pautadas na honestidade, lealdade, respeito mútuo, tolerância às diferenças, cumprimento das regras, enfim, traduz-se na própria ética esportiva.

Qual é o conceito de fair play?

O “fair play” defendido por Coubertin representa a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio. Estes valores refletem o pensamento da aristocracia inglesa do século XIX a respeito das práticas esportivas.

ISSO SIGNIFICA:  Pergunta frequente: Como se chama a prova em equipe no atletismo?

Qual o significado do termo fair play e qual o ideal olímpico e seus valores de honra?

Fair Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir. O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital.

Como praticar o fair play?

É aceitar todas as decisões do árbitro, sem nunca pôr em causa a sua honestidade. É reconhecer com dignidade, na situação de vencidos, a superioridade do adversário. É aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar ou diminuir o adversário. É saber reconhecer os bons resultados do adversário.

O que é a ética esportiva?

A ética esportiva está associada diretamente às condutas que demonstram o respeito ao esporte e aos demais esportistas através da troca de gentilezas entre atletas adversários, como estender a mão para auxiliar um adversário caído a se levantar, colocar uma bola para fora do jogo ao notar que um adversário está …

Qual a importância da noção de fair play para os atletas e para a competição?

Fair play é um comportamento voluntário de respeito mútuo e de espírito de justiça que precisa ser adotado por todos os atletas antes, durante e após as competições esportivas, para que estas se desenvolvam com um clima amistoso, estabelecendo, portanto, um controle que as regras por si só não conseguiriam condicionar.

Qual o objetivo em ensinar o fair play desde cedo na fase da educação infantil?

O FAIR PLAY, MAIS CONHECIDO COMO JOGO LIMPO, É UM CONCEITO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA ESSA DISCIPLINA NO SENTIDO DE PROMOVER A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS, OU SEJA, SUA FORMAÇÃO ESCOLAR E SUA CONSCIÊNCIA CIDADÃ.

ISSO SIGNIFICA:  Sua pergunta: Em qual esporte o Brasil possui mais medalhas olímpicas na história?