Quais são as principais lesões relacionadas à falta de ginástica laboral?

Quais são as doenças consideradas ocupacionais?

Principais doenças ocupacionais

  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. …
  • Asma Ocupacional. …
  • Dermatose ocupacional. …
  • Surdez temporária ou definitiva. …
  • Antracose Pulmonar. …
  • DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

O que é ginástica laboral e quais são seus objetivos?

O objetivo maior da ginástica laboral é melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários devido aos esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais. Realizar exercícios físicos, mesmo que de baixa intensidade, no ambiente de trabalho, alivia o estresse e diminui as tensões adquiridas durante o dia.

O que são doenças ocupacionais na ginástica laboral?

As condições de trabalho a que os trabalhadores vêm sendo expostos têm causado muitos problemas à saúde, são as denominadas Doenças Ocupacionais conhecidas como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Quais lesões podem ocorrer no ambiente de trabalho que podem ser tratadas ou amenizadas com a ginástica laboral?

São elas:

  • LER. A sigla LER significa Lesão por Esforço Repetitivo. …
  • DORT. As DORTs são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. …
  • Surdez definitiva ou temporária. …
  • Sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho. …
  • Dermatite Alérgica de Contato.
ISSO SIGNIFICA:  Questão: Quem criou o esporte paraolímpico?

O que é doença ocupacional exemplos?

Exemplos: Asma ocupacional, silicose, asbestose, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem proteção compatível com o risco envolvido.

Qual é o conceito de ginástica laboral?

A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.

Quem pode praticar a ginástica laboral?

A ginástica laboral (GL) constitui na prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, tem o objetivo de prevenir e diminuir lesões ocasionadas com relação ao trabalho. A GL é aplicada nas empresas por fisioterapeutas e por educadores físicos.

Quais os benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho?

Entre os diversos benefícios da Ginástica Laboral, destacam-se: melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia.

Que tipo de doenças pode ser evitadas com a prática da ginástica laboral?

A ginástica laboral reduz a incidência das dores e lesões mais comuns, como lombalgia, cervicalgia e tendinites, causadas, dentre outros fatores, por estresse e má postura. Ela não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. Ela é uma medida preventiva contra lesões.

Qual é a consequência da ginástica laboral?

– Aumenta o rendimento e atenção nas atividades; – Contribui para a saúde mental; – Promove a integração da equipe e a melhora das relações interpessoais; – Reduz problemas ocupacionais.