Quais são as capacidades da ginástica rítmica?

Quais são as capacidades físicas da ginástica rítmica?

Nesta prática ginástica deve-se desenvolver ainda as seguintes habilidades: força, energia, flexibilidade, agilidade, destreza e resistência, para que atinja grau técnico rítmico, isto é, para que seja capaz de mostrar vigor, graça e harmonia dos movimentos em apresentação.

Quais são as 7 capacidades coordenativas da ginástica rítmica?

A coordenação motora, o equilíbrio, o ritmo, a reação e a combinação de movimentos representam o conjunto das capacidades coordenativas (gadJos, 1980). Essas são essenciais, pois a GA conjuga inversões, rotações, posições estáticas e voo, executados isoladamente ou combinados.

Quais as três qualidades físicas mais observadas na ginástica artística?

Na Ginástica Artística se destacam algumas delas como: flexibilidade, força e velocidade. Cada aparelho possui uma especificidade e desta forma exige-se qualidades físicas diferentes.

Quais são os fundamentos da ginástica rítmica?

Os elementos que envolvem a modalidade são os movimentos de mãos livres, sem utilização de aparelhos, e a utilização dos cinco materiais oficiais: arco, bola, corda, maças e fita. Conheça também a Ginástica Artística e a Ginástica Acrobática.

Quais são os 5 elementos da ginástica rítmica?

– Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças. Nos Jogos Olímpicos, porém, são utilizados apenas quatro elementos.

ISSO SIGNIFICA:  Você perguntou: Como deve ser uma alimentação de um atleta?

Quais são os 4 aparelhos da ginástica artística feminina?

salto, barras assimétricas, trave e solo.

Quais são as capacidades coordenativas?

De acordo com Drabik (1996, citado por Gambetta, 2005), as capacidades coordenativas são: equilíbrio, diferenciação cinestésica, orientação espacial, reacção a sinais, ritmo, sincronização dos movimentos e adequação do movimento.

Quais são as capacidades físicas coordenativas?

Capacidades motoras coordenativas

  • Capacidade de diferenciação;
  • Capacidade de equilíbrio;
  • Capacidade de orientação;
  • Capacidade de ritmo;
  • Capacidade de reação;
  • Capacidade de alteração.
  • Capacidade de adaptação;
  • Capacidade de regulação;

Qual a capacidade física predominante na ginástica?

Força, agilidade, flexibilidade, coordenação e equilíbrio são algumas das capacidades físicas desenvolvidas pela ginástica artística, uma das modalidades oferecidas pelo Nosso Clube.

Quais as qualidades físicas são exigidas na ginástica de competição?

Diversos autores (4-8) consideram as qualidades físicas básicas essenciais para a prática desta modalidade com sendo: coordenação, flexibilidade, força explosiva e resistência aeróbica e anaeróbica.

Quais as valências físicas trabalhadas na ginástica artística?

A ginástica artística apresenta um grande envolvimento corporal e contribui para o desenvolvimento de várias valências físicas: força, flexibilidade, velocidade, resistência e um grande repertório estético.