Pergunta frequente: Como foi o processo da escolha da Cidade sede da Olimpíada de 2016?

Como é feita a escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos?

O processo de eleição da cidadesede de uma edição dos Jogos Olímpicos começa com a inscrição da cidade postulante, através de seu Comitê Olímpico Nacional, e termina com a eleição da sede, realizada durante uma Sessão do COI.

Quais as cidades finalistas no processo de eleição da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016?

Baku, Doha, Madri e Tóquio foram postulantes para a edição de 2016, vencida pela cidade do Rio de Janeiro. Na eleição realizada em 7 de setembro, a cidade de Tóquio foi a escolhida para sede dos Jogos, após uma disputa final com Istambul, depois da eliminação de Madri na primeira rodada de votações finais.

Como são escolhidas as cidades que sediam as Olimpíadas?

Após aprovação nesse processo, restava a votação final entre os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI). Mas, após escândalos de compra de votos, o COI resolveu mudar sua metodologia. Agora, a escolha é feita por meio de um longo processo de diálogo entre o COI e as cidades candidatas.

Quais foram as cidades candidatas a sediar os jogos?

Várias cidades e países expressaram publicamente interesse em sediar os Jogos de 2032, incluindo Indonésia, Budapeste, capital da Hungria, China, Doha, no Catar, e região do vale do Ruhr, na Alemanha.

ISSO SIGNIFICA:  Onde é jogado o tênis de mesa?

O que favoreceu a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016?

Mesmo com problemas em itens como segurança e o transporte no projeto, o Rio fez forte campanha em cima da primeira Olimpíada na América do Sul, aproveitou o momento econômico favorável e adotou um discurso de Jogos ecológicos. Além de ter o apoio dos três níveis de governo e da população.

Onde os Jogos Olímpicos se originaram?

Os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade aconteceram em Olímpia, na Grécia, no ano de 776 a.C. Na época, o evento tinha o objetivo de cultuar os deuses do Olimpo por meio da valorização das aptidões de cada atleta.