O que é o espírito esportivo?

O que é espírito esportivo?

Espírito esportivo é saber aproveitar aquilo de bom que o esporte ou a brincadeira oferece. … Espírito esportivo é ser animado, aceitar brincadeiras e curtir com os amigos.

Por que o espírito esportivo é fundamental no esporte e na vida?

Ética e Espírito Esportivo: a prática esportiva para além do respeito às regras. … Esta é muito importante para se manter a ordem nas relações sociais, evitando com que o homem transgrida certos limites e preze pelo bem-estar e respeito ao próximo.

Qual a importância do espírito esportivo?

Mais do que medalhas, o esporte serve como instrumento de transformação e inclusão social. Estimula a disciplina, o espírito esportivo, o respeito pelo próximo. … Para 2016, a novidade é a inclusão de mais dois tipos de esporte: basquete e handball.

Como desenvolver um espírito esportivo?

Assim, dizem que o esporte tem muito a ensinar desenvolvendo aspectos como valores éticos, valores morais, saúde física e mental, democrático, disciplina, respeito, solidariedade, tolerância, liberdade, esforço, superação e de subordinar o egocentrismo ao interesse grupal.

O que é falta de espírito esportivo?

É uma forma popular de dizer que alguém sabe aproveitar as coisas boas, as brincadeiras ou o esporte. Quem tem espírito esportivo sabe admitir uma derrota sem apelar, com dignidade. Aquele cara não tem espírito esportivo.

ISSO SIGNIFICA:  Como lavar o tênis preto?

Quais são os valores do espírito esportivo?

Os valores são sete, divididos entre olímpicos – amizade, respeito, excelência -, que inspiraram Coubertin na reorganização dos jogos, e paralímpicos – igualdade, inspiração, determinação e coragem -, acrescentados décadas depois. “Eles estão sob a ótica do esporte, mas são universais.

Quais são os cincos elementos básicos a serem observados na prática dos esportes pelo fair play?

Desta forma, o “Espírito Esportivo” compreendia cinco elementos básicos a serem observados na prática dos esportes: 1. Respeitar os regulamentos; 2. Respeitar os árbitros e aceitar as suas decisões; 3. Respeitar os adversários; 4.

Quais as consequências da falta de elementos éticos no esporte?

Mesmo objetivando o sucesso, é importante que ele não se utilize de condutas antiéticas para alcançar seu objetivo. A vitória a qualquer custo não traz prestígio, muito pelo contrário. Atletas que têm comportamentos sem moral passam uma imagem negativa e podem sofrer prejuízos na carreira em consequência disso.

Qual o papel da ética no esporte?

A ética esportiva está associada diretamente às condutas que demonstram o respeito ao esporte e aos demais esportistas através da troca de gentilezas entre atletas adversários, como estender a mão para auxiliar um adversário caído a se levantar, colocar uma bola para fora do jogo ao notar que um adversário está …

Qual o propósito do esporte?

Os objetivos do esporte na formação humana, segundo Teixeira (1999), são a promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer.

Que tipo de conduta ética exalta o espírito esportivo?

Conduta Ética exalta o Espírito Esportivo

Está em evitar desentendimentos durante a competição e respeitar seu adversário, inclusive quando ele foi melhor que você naquele dia. Está, enfim, em apontar o certo, mesmo que o errado seja vantajoso.

ISSO SIGNIFICA:  Qual a semelhança entre ginástica de conscientização corporal e condicionamento físico?

O que é o fair play no esporte?

O “fair play” defendido por Coubertin representa a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio. Estes valores refletem o pensamento da aristocracia inglesa do século XIX a respeito das práticas esportivas.