Como conceituar ginástica e qual a sua principal divisão?

Qual a classificação da ginástica?

A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias.

Qual a definição de ginástica?

Descrição: A ginástica envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade, agilidade, potência, ritmo e coordenação motora.

Quais os campos da ginástica?

Atualmente, as ginásticas, segundo Paoliello (2011), têm cinco campos de atuação, sendo elas: as ginásticas de condicionamento físico, que tem por objetivo a aquisição ou manutenção da condição física do indivíduo; as ginásticas de competição, que reúnem todas as modalidades competitivas; as ginásticas fisioterápicas, …

O que é a ginástica localizada?

A aula de ginástica localizada é uma forma de exercício físico em que os músculos são exercitados de maneira isolada ou em grupo, divido por blocos de exercício, com alto gasto calórico (queime calorias).

Qual a definição da ginástica contorcionismo?

O contorcionismo ou contorção é a forma de acrobacia que envolve flexões e torções no corpo humano. A prática do contorcionismo é desenvolvida em espetáculos de circo, é a arte de maravilhar as pessoas através do corpo.

Como é classificada a ginástica circense?

A Ginástica circense envolve atividades de malabares; tecido; trapézio; acrobacias; trampolim. … Classificação das modalidades circenses de acordo com as ações motoras gerais (baseado em DUPRAT & BORTOLETO, 2007): • Acrobacias: Ø Aéreas: trapézio, tecido, etc. Ø Corpóreas: solo, grupos, banquinas, mastro chinês, etc.

ISSO SIGNIFICA:  Como é feita a contagem de pontos em um jogo oficial de vôlei quando é declarado o vencedor?

O que significa o termo grego ginástica?

A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens.

Quais os cinco grandes campos de atuação da ginástica?

Além do cartaz esboçamos um desenho com giz representando os cinco grandes grupos dos principais campos de atuação da ginástica, proposto por Souza (1997, p. 26), são eles: ginástica de conscientização corporal, condicionamento físico, de demonstração, fisioterápicas e de competição.

Em qual campo de atuação se enquadra a ginástica localizada?

I) Ginásticas de Condicionamento Físico – fazem parte todas as Ginásticas que objetivam adquirir ou manter a condição física do indivíduo. Dentro deste campo tem-se: Ginástica Localizada, Musculação, Step, Ritmos, etc.