Quais são os benefícios cognitivos mentais que a prática de futsal pode proporcionar ao seu praticante?

Como a prática do futsal pode gerar benefícios para a sua vida social?

Além da atividade física, o futsal, promove vários benefícios ao amadurecimento social e pessoal do aluno. Logo, entende-se que a disciplina pode exercer uma força muito positiva de estimulo a ação, pensamento e conhecimento, nas instâncias cognitivas, sociais e afetivas, isto é, em vários aspectos da vida da criança.

Quais são os valores e situações que são valorizados e praticados durante uma aula de futsal?

Ainda de acordo com os PCN’s (1999), os jogos são utilizados como ferramenta de interação, entre os alunos desenvolvendo valores sociais, respeito ao próximo e competir com lealdade. Buscando sempre o trabalho em grupo, a capacidade de ajudar a equipe tem que ser valorizada por todos em um jogo.

O que o futsal proporciona ao praticante?

Fora isso fortalece a saúde, propicia o ganho de força física, resistência cardiovascular e muscular, e ainda desenvolve panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome. … O futsal pode ajudar na busca por um condicionamento físico melhor e a manter o corpo em forma.

Quais os principais benefícios da prática esportiva?

Confira a seguir!

  • Reduz o estresse. Um dos grandes benefícios do esporte e da prática de atividades físicas é a redução do estresse. …
  • Aumenta a autoconfiança. …
  • Melhora a concentração. …
  • Estimula atividades cognitivas. …
  • Ajuda a manter o peso ideal. …
  • Aumenta o condicionamento físico e a resistência.
ISSO SIGNIFICA:  Como correr muito no futebol?

Como a prática do futsal pode gerar benefícios para a sua vida emocional física e social explique cada um desses itens separadamente?

Além do entretenimento, a prática do esporte pode trazer inúmeros benefícios ao corpo, desde emagrecer e prevenir problemas cardíacos até ganhar massa muscular e aliviar sintomas do estresse e da ansiedade.

Por que o futsal é importante?

A importância da pratica do futsal na área escolar, trabalha tanto os aspectos físicos quanto sociais, psicológicos motores e cognitivos. … CONCLUSÃO: Conclui-se que o ensino do futsal na escola tem um reconhecimento eficiente, pois traz resultados positivos para o desenvolvimento e crescimento na vida das crianças.

Que valores podem ser trabalhados na Educação Física?

Durante as práticas das aulas de Educação Física, professor e aluno podem oportunizar vivências que o levem a desenvolver diferentes valores como o respeito mútuo, cooperação, justiça e igualdade. Para o educando, este momento de descontração passa a ser um grande aprendizado o qual ele levará para a sociedade.

O que o futsal ensina?

Para o ensino fundamental, os conteúdos do futsal para a educação física escolar serão, de modo geral: domínio do corpo, habilidades básicas, manipulação de bola, passe, recepção, drible, finalização (PAES, 2002), habilidades específicas do futsal – domínio, controle, condução, chute, cabeceio, passe, drible, finta, …

Quais são os valores do futsal?

Aspectos como liderança, cooperação, solidariedade e atenção são constantemente exigidos dos participantes de um jogo futsal, assim como velocidade de raciocínio e capacidade de enfrentar situações adversas (Santana, 2001).

Qual benefício o futsal pode oferecer à saúde?

* Vantagens: melhora na capacidade cardiovascular e no condicionamento físico em geral. Promove também uma melhoria no equilíbrio, na agilidade e na percepção espacial, já que o tamanho é reduzido quando comparado a um campo de futebol.

ISSO SIGNIFICA:  Como ganhar pacotes no FIFA?

Quem pode praticar o futsal?

O futsal é uma modalidade bastante conhecida, especialmente entre as crianças. … Assim como qualquer atividade física, o futsal proporciona muitos benefícios para o nosso corpo e não é uma prática exclusiva às crianças. Os adultos podem e devem se beneficiar da prática do esporte.