Quais são as modalidades do futebol para portadores de necessidades especiais?

Quais são as modalidades de futebol para portadores de necessidades especiais?

As duas principais versões do futebol paralímpico são o futebol de cinco, para atletas com deficiências visuais, e o futebol de sete, para atletas com paralisia cerebral.

Quais as adaptações do futebol de 5?

O futebol de 5 é praticado em quadra e com regras do futebol de salão. A única modificação espacial necessária é o que se chama de banda lateral, um conjunto de compensados de madeira de um metro e meio de altura que percorre toda a lateral da quadra.

Qual a importância da realização da modalidade do futebol de 5 no âmbito social?

Além disso, o Futebol pode vir a contribuir para o desenvolvimento social da criança, para mudanças no comportamento, uma melhor relação com os familiares, melhoras no rendimento escolar, na superação frente às dificuldades que possam surgir, devido às vivências enfrentadas na prática da modalidade, onde pode …

Quais as classificações dos atletas do futebol de 5?

B1 – Atletas totais ou quase totalmente cegos; desde a não percepção da luz até à percepção da luz mas com a impossibilidade de reconhecer a forma de uma mão. B2 – Atletas com visão parcial; conseguem reconhecer a forma de uma mão com uma acuidade visual de 2/60 ou um campo visual de menos de 5 graus.

ISSO SIGNIFICA:  O que é finta e qual sua função dentro de uma partida de futsal?

O que tem de diferente na quadra de futebol de 5 relativo a de futebol tradicional?

Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco. O jogo tem dois tempos de 20 minutos e intervalo de 10. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol.

Como era praticado no Brasil o futebol 5?

Praticado por atletas cegos, o futebol de 5, ao que tudo indica, surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. No Brasil, há indícios de que era praticado durante a década de 1950 por cegos que jogavam com latas. … Em 1998, o Brasil foi ainda o campeão do primeiro Mundial, realizado em Paulínia (SP).

Como é feita a classificação da deficiência no futebol de 5?

Quanto menor a numeração, maior o grau de deficiência. Os atletas recebem uma classificação funcional que varia de 1 a 4,5 pontos, de acordo com o comprometimento motor: quanto menor o comprometimento do atleta, maior a pontuação. Durante o jogo, a soma total dos cinco jogadores não pode ultrapassar os 14 pontos.

Qual é a importância do futebol de 5?

Futebol de 5 é a modalidade de futebol para deficientes visuais. Na paralimpíada, o esporte é exclusivamente masculino – assim como acontece no Futebol de 7. Durante a partida, todos os jogadores em linha utilizam vendas, com o objetivo de igualar os níveis da deficiência visual.

O que difere na bola do futebol de 5?

Em relação à bola do futebol de 5, ela também é adaptada. Seu tamanho é de 60 a 62cm de circunferência e seu peso entre 510 e 540g. Quica menos que as bolas de futebol e futsal e possui guizos no seu interior para direcionamento sonoro no transcorrer do jogo. … Quanto à quadra, tem as mesmas medidas do futsal, 40m x 20m.

ISSO SIGNIFICA:  Sua pergunta: Vai ter modo volta no FIFA 21?