O que é domínio no futebol?

O que é domínio de futebol?

Como você descobriu na introdução, o domínio é a forma de amortecer a bola ou recebê-la depois de passes ou arremessos e, dar continuidade às ações do jogo. Este fundamento técnico é de grande importância no jogo de futebol até porque uma simples falha pode acarretar em um gol do adversário.

O que é domínio orientado?

O domínio orientado é a forma de dominar a bola já levando vantagem sobre o adversário mais perto, ganhando espaço e tempo. Por exemplo, dominar a bola e levar a vantagem de deixar uma linha adversária para trás. Um domínio pode fazer diferença na progressão do jogo.

Como ter um bom domínio de bola?

Método 1 de 2: Desenvolvendo a técnica básica de controle de bola

  1. Toque levemente na bola. …
  2. Mantenha a bola perto do seu pé. …
  3. Use a ponta do pé para conduzir a bola enquanto corre. …
  4. Mantenha a bola na parte inferior de sua visão periférica. …
  5. Mude o ritmo. …
  6. Use seu corpo para proteger a bola.

Como deve ser feito o domínio de bola correto?

Portanto, o atleta deverá estar de frente para a bola, peso do corpo sobre a perna de apoio, perna de recepção à frente e flexionada de encontro à trajetória da bola que chega; no momento do contato, devese, então, abaixá-la de acordo com a velocidade da bola.

ISSO SIGNIFICA:  Onde e quando surgiu o futebol de 7?

O que é domínio de bola no Futsal?

Recepção, domínio ou controle de bola é a habilidade em que o jogador amortece a bola e, sobretudo a conserva próxima de si, procurando, dessa forma, manter sua posse (Santos Filho, 2002).

O que é controle ou domínio de bola?

Recepção, domínio ou controle de bola é a habilidade em que o jogador para a bola e, sobretudo a conserva próxima de si, procurando, dessa forma, manter sua posse. Ele é realizado de várias maneiras, podendo ser realizado com o peito, com o pé (partes externa, interna, sola e “bico”), com a coxa ou também com a cabeça.

O que é a condução da bola?

O que é condução da bola? Essa é a forma mais indicada e com a maior aplicabilidade possível para movimentar-se depois de ter movimentado a bola. No entanto, existe um detalhe: fazer os movimentos SEM perdê-la de contato. Em resumo, é o movimento realizado no momento em que o jogador tem a bola sob seu domínio.

Quais são os fundamentos técnicos do futebol?

Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.

Quais as principais formas de controle de bola?

Receber um passe sob pressão na defesa, quebrar uma linha e ligar o ataque em velocidade; na fase ofensiva, em uma possível perda de bola, a fim de reorganizar a equipe e iniciar uma nova movimentação; e no controle propriamente dito, para manter a posse.