Qual o objetivo do jogo de basquete de cadeira de rodas?

Quais os objetivos e características do basquetebol?

O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.

Qual o objetivo do basquete adaptado?

No que tange ao Basquetebol Adaptado, o mesmo foi criado em meados da década de 40, também nos Estados Unidos da América, tendo como principal objetivo, minimizar as sequelas dos soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial, bem como proporcionar a possibilidade dos governos envolvidos nos conflitos, que se …

Quais as características das cadeiras de rodas utilizadas?

Regras das Cadeiras de Rodas

  • A cadeira deve ter 3 a 4 rodas, sendo que as 2 traseiras devem ser grandes;
  • Os pneus traseiros devem ter no máximo 66 centímetros de diâmetro e devem possuir suporte para as mãos.
  • A altura máxima do acento deve ser 53 centímetros do chão e o apoio para os pés deve estar a 11 centímetros.

Qual a diferença entre o basquete E o basquete de cadeira de rodas?

As principais diferenças encontradas entre o basquete e a modalidade em cadeira de rodas são a forma de locomoção e a quem se destina. A primeira ocorre, obviamente, por meio de um veículo adaptado, a cadeira de rodas. A segunda, os praticantes são pessoas com diferentes níveis de comprometimento físico-motor.

ISSO SIGNIFICA:  Qual é a classificação do basquetebol?

Quais os fundamentos do basquete de cadeira de rodas?

O basquete em cadeira de rodas é um jogo para pessoas com deficiências permanentes nos membros inferiores. O sistema classifica os jogadores baseado na observação de seus movimentos durante uma performance de habilidades de basquete como: empurrar a cadeira, driblar, passar, receber, arremessar e pegar rebotes.

Qual é a principal característica do basquete?

É jogado por duas equipes de 5 jogadores, onde os pontos são marcados arremessando-se a bola através da cesta que é colocada nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre. … No basquete o trabalho em equipe é fundamental então tem a liberdade de jogar a bola na direção do outro jogador de sua equipe.

Quais são as principais características do basquete?

É um dos esportes mais populares do mundo. O jogo é disputado por duas equipes de cinco jogadores que tem por objetivo passar a bola por dentro do cesto disposto nas extremidades do campo. Os cestos ficam a uma altura de três metros e cinco centímetros.

Quais são as principais características do basquetebol?

O basquetebol tem como objetivo inserir a bola no cesto correspondente à sua equipe. Portanto, há dois cestos em cada extremidade de quadra a 3,05 metros do chão. O local onde está o cesto é chamado de tabela. Ganha a equipe que fizer o maior número de pontos.

O que é o esporte adaptado?

Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. … Já o termo esporte Paralímpico designa as modalidades adaptadas que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos.

Como se joga o basquetebol adaptado?

Regras do Basquete Adaptado

  1. A saída é feita pelos alunos cadeirantes no centro da quadra;
  2. As dimensões da quadra foram reduzidas e somente existem linhas de fundo e lateral;
  3. A linha central é imaginária;
  4. O número de jogadores por equipe é de 5 (cinco) alunos;
  5. Não existe cobrança do lance livre;
ISSO SIGNIFICA:  O que é 1 tempo no basquete?