Qual a função das linhas laterais e finais no basquetebol?

Qual a função das linhas laterais e finais do basquetebol?

As Área Restrita ou Garrafão do Basquetebol é uma área retangular, limitada pelas linhas finais (de fundo), pelas linhas de lance livre e seu prolongamento e por duas linhas limites laterais distantes 4,90 metros um da outra. Estas linhas, excluindo as linhas finais, fazem parte da área restrita (Garrafão).

O que é linha limítrofe no basquete?

LINHA LIMÍTROFE. É ela que determina as dimensões da quadra e até onde os jogadores podem ir sem pisar fora e perder a posse da bola, qualquer obstrução deve ficar a no mínimo dois metros, incluindo o banco de equipe.

Qual as 2 funções da linha lateral no jogo de basquete?

O Lateral normalmente é o jogador mais completo do time. Ele tem que ter a “leitura do jogo” semelhante a um armador. Sendo capaz de infiltrar no garrafão. Além de ter a responsabilidade de fechar o contra-ataque juntamente com o escolta.

Qual é a função da linha central?

Linha central: divide a quadra em duas áreas de tamanhos iguais (9 x 9 metros). Linha de ataque: são duas linhas próximas da rede (uma de cada lado da quadra) de 3 metros de largura. Também chamada de “zona da frente”, ela está paralela a linha central e representa onde os jogadores atacam.

ISSO SIGNIFICA:  Sua pergunta: O que os jogadores de basquete fazem para crescer?

O que acontece em caso de empate no basquete?

Se o placar estiver empatado ao final do tempo de jogo, uma prorrogação será jogada. Haverá um intervalo de um minuto (1) antes da prorrogação. A primeira equipe a marcar dois (2) pontos na prorrogação ganha o jogo.

O que é a linha de lance livre?

O lance livre é uma cobrança executada sem marcação concedida a uma equipe ao sofrer falta durante um arremesso, em todas as situações de falta quando uma equipe tem 5 faltas coletivas, falta antidesportiva ou falta técnica. Ele é cobrado no semicírculo, atrás da linha de lance livre.

Como são classificados os jogadores do basquete?

Os cinco jogadores em quadra se dividem em três posições: armador, ala e pivô. A maior parte dos times jogam com um pivô, dois armadores e dois alas.

Quais dimensões têm as linhas laterais e de fundo da quadra de basquetebol?

De acordo com o padrão estabelecido pela FIBA, a área de jogo deve ter 28 metros de comprimento por 15 metros de largura, mais escapes. Além disso, são determinados 2 metros para os fundos e pelo menos 1 metro para as laterais. As medidas são diferentes para o basquete 3×3, também conhecido como FIBA 33.

Quantas linhas paralelas existem na quadra de basquete?

As 2 linhas paralelas, perpendiculares à linha final, com margem interna a 1,25 m, medido do ponto no piso, abaixo do centro exato da cesta, com 0,375 m de comprimento e terminando a 1,20 m da margem interna da linha final.