·
Quais os principais riscos de lesões para os atletas que jogam basquetebol?
O basquete não é considerado um esporte violento. Mesmo assim, são comuns lesões nos membros superiores, como luxações nos dedos das mãos e traumas na cabeça, e também nos inferiores, como entorses de tornozelo e joelho.
Como prevenir lesões no basquete?
A prevenção das lesões de carácter traumático agudo, deve fazer-se respeitando as normas gerais e as limitações pontuais da modalidade; o aquecimento antes do treino ou do jogo; um regular programa de estiramento musculo-tendinoso em associação a um treino propriocetivo global dos membros inferiores.
Quais esportes profissionais ocorrem o maior número de lesões?
O basquetebol, dentre os esportes estudados, foi o que apresentou o maior número de lesões, principalmente entorses de tornozelo.
Quais são as lesões mais comuns no handebol?
Os tipos de lesões mais comuns são: lesões musculares (27,1%, n = 68), entorses (24,3%, n = 61) e contusão (19,9%, n = 50); e tendinopatia (91,8%, n = 56) foi o tipo de lesão de uso excessivo mais relatado. Foram observadas lesões recorrentes em 78 atletas (66,7% mulheres, n = 52 e 33,3% homens, n = 26).
Quais os tipos de lesões mais frequentes nas modalidades esportivas e como os atletas podem se prevenir delas *?
Estiramento e distensão muscular
Distensões musculares são as lesões mais frequentes em jogadores de futebol e ginastas. Recomendações iniciais incluem repouso, gelo, compressão e elevação. Anti-inflamatórios e fisioterapia podem ser necessários, bem como cirurgia, nos casos mais graves.
Por que o Super treino pode ser considerado perigoso?
Segundo o preparador físico Manuel Lago, o overtraining tem uma incidência maior em corredores de média e longa distância e implica em problemas das mais diversas ordens, como insônia, lesões agudas e crônicas, o sistema hormonal se desequilibra, irritabilidade, diminuição da performance e alteração da pressão arterial …
Quais são as partes do corpo que podem sofrer lesões em razão dos movimentos de arremesso?
Principais lesões
Oliveira e Andreoli Atletas do sexo masculino com idades entre 16 e 17 anos. – Tornozelo (mulheres 14/1000 e homens 3/1000), ocorrem na fase de aterrizagem do rebote ou arremesso. – Coluna, maior incidência na região lombar, ocorrem por esforço repetitivo e posição de marcação. – Joelho, tendinites.
Qual capacidade básica é utilizada como estratégia de prevenção às lesões no basquetebol?
Por fim, uma boa forma de prevenir as lesões no basquetebol é realizar alongamentos e fortalecendo a musculatura. Além disso, deve se trabalhar exercícios proprioceptivos que melhora o equilíbrio e a coordenação; diminuição do tempo de reação corporal; favorece a detecção de regiões vulneráveis à lesão entre outros.
Quais as lesões que mais ocorrem nas práticas do ciclismo?
Estatisticamente, as lesões do ciclismo mais frequentes são fraturas da clavícula e punho, a maioria é de tratamento não cirúrgico e a boa notícia é que geralmente leva cerca de seis semanas para curar.