Quais são os fundamentos do basquete em cadeira de rodas?

Quais os fundamentos do basquete de cadeira de rodas?

O basquete em cadeira de rodas é um jogo para pessoas com deficiências permanentes nos membros inferiores. O sistema classifica os jogadores baseado na observação de seus movimentos durante uma performance de habilidades de basquete como: empurrar a cadeira, driblar, passar, receber, arremessar e pegar rebotes.

Qual a duração de uma partida de basquete em cadeira de rodas?

São disputados quatro quartos de 10 minutos cada. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).

Qual a diferença do basquete para o basquete de cadeira de rodas?

As principais diferenças encontradas entre o basquete e a modalidade em cadeira de rodas são a forma de locomoção e a quem se destina. A primeira ocorre, obviamente, por meio de um veículo adaptado, a cadeira de rodas. A segunda, os praticantes são pessoas com diferentes níveis de comprometimento físico-motor.

Quais são as principais regras do basquete adaptado?

Regras do Basquete Adaptado

  • A saída é feita pelos alunos cadeirantes no centro da quadra;
  • As dimensões da quadra foram reduzidas e somente existem linhas de fundo e lateral;
  • A linha central é imaginária;
  • O número de jogadores por equipe é de 5 (cinco) alunos;
  • Não existe cobrança do lance livre;
ISSO SIGNIFICA:  Qual a pior campanha da NBA?

Qual o tempo de duração da partida de basquete adaptado?

2.5.1. O tempo regular de jogo deve ser o seguinte: Um (1) período de 10 minutos (ou adaptado em competições e festivais). O relógio deve ser interrompido durante situações de bola parada e lances livres.

Qual a definição de pontos numa partida de basquete de rodas?

Cinco jogadores para cada time, quadras com medidas olímpicas, quatro tempos de 10 minutos, cestas de mais perto valem 2 pontos; se ficar atrás da linha do garrafão, valem 3. … Todos os jogadores são avaliados pelos padrões de Classificação Funcional da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF).

Quais os objetivos do jogo de basquete em cadeira de rodas?

O objetivo é lançar a bola em um cesto fixo localizado nas extremidades da quadra onde ele é praticado. A disputa ocorre entre duas equipes de 5 jogadores cada.

Onde é realizado o vôlei sentado?

Nas literaturas consultadas [1] [2], verificou-se que o voleibol sentado é um esporte criado para atletas com deficiências relacionadas à locomoção. Ele surgiu na década de 1950, na Holanda e os primeiros jogos não tinham rede.