Quais são os fundamentos básicos do basquetebol no manuseio da bola?

Qual fundamento do basquetebol que é responsável pela retomada da bola?

Pelo fato de o jogo ser realizado em uma quadra pequena e pelas restrições de tempo impostas pela regra do esporte, o rebote é um dos fundamentos mais importantes do basquete, pois influencia diretamente na dinâmica do jogo.

Quais os principais movimentos no manejo da bola no basquete?

Esses são os fundamentos mais básicos do manejo de bola:

  • Quicar a bola;
  • Trocar a bola de mãos;
  • Segurar a bola;
  • Rolar a bola;
  • Lançar a bola por cima da cabeça e para os lados;
  • Lançar ou passar a bola entre as pernas;
  • Passar a bola em torno do corpo — na altura da cintura e dos joelhos.

Quais são os principais fundamentos do basquete?

Os fundamentos técnicos do Basquete são: Controle do Corpo, Manejo de bola, Drible, Passe, Arremesso, Bandeja, Jump e Rebote.

Em que situação pode ocorrer o rebote?

O rebote ocorre quando um jogador erra um arremesso e a bola sobra para alguém, que ganha ou mantém a sua posse. Nessas situações, os pivôs (jogadores que ficam mais próximos da cesta) ficam com a função de garantir a bola para iniciar o ataque ou brigar pelo rebote ofensivo.

Qual o objetivo do manejo de bola no basquetebol Cite três exemplos?

Manejo de bola: tem o objetivo de desenvolver a habilidade nos movimentos com a bola, entre os quais: quicar a bola, segurar a bola, rolar a bola, trocar a bola de mãos, lançar a bola de trás para frente do corpo por cima da cabeça, lançar a bola de um lado para o outro do corpo por cima da cabeça, passar a bola em …

ISSO SIGNIFICA:  Como é o desenvolvimento do basquete no Brasil?

Quais são os tipos de dribles no basquete?

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo.

Quais os tipos de drible e em que situação usa cada um deles?

No drible alto, a bola é quicada lateralmente em frente ao corpo, por isso este tipo de drible é utilizado em situações nas quais o jogador se desloca em velocidade e não sofre marcação; no drible baixo, o jogador deve flexionar as pernas e proteger a bola com o corpo, sendo utilizado em situações nas quais a marcação …