O que o basquete desenvolve no aluno?

O que se desenvolve com o basquete?

Desenvolve o equilíbrio e a coordenação.

Além das circunstâncias pessoais, deve-se vigiar constantemente a bola e o resto dos jogadores. Com esse esporte, se estimula especialmente a coordenação olho-mão e a coordenação da parte superior do tronco.

O que o basquete nos ensina?

Como já foi dito, os benefícios do basquete são inúmeros, tanto para o corpo quanto para a mente. “Por ser uma modalidade coletiva, tem um componente forte de cooperação, de trabalho em equipe, parte social muito forte”, aponta o profissional Florio Joaquim Silva Filho.

Quais partes do corpo o basquete trabalha?

Quais músculos você utiliza quando joga basquetebol

  • Núcleo. O seu núcleo de grupos musculares inclui a estrutura muscular de sua barriga, parte inferior das costas e quadris. …
  • Dorso. …
  • Coxas. …
  • Braços. …
  • Panturrilhas.

O que mais o basquete pode desenvolver?

O esporte é um ótimo aliado para desenvolver sua coordenação motora. Além disso, os saltos e dribles ajudam a desenvolver e melhorar seu equilíbrio. Ao usá-los constantemente, você compreende melhor o seu corpo e como ele trabalha quase inconscientemente para manter o seu equilíbrio”.

Qual o objetivo da brincadeira de basquete?

Em primeiro lugar, mostrando à criança que o objetivo do jogo é arremessar a bola dentro da cesta. Depois mostrar a quadra, explicar sobre as linhas, de maneira gradual. … Um jogador depende do outro para que o jogo aconteça. No basquete, nenhum jogador é campeão sozinho.

ISSO SIGNIFICA:  Como foi criado o basquetebol em cadeira de rodas?

Como o basquete ajuda na inclusão social?

Mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para obtenção de valores sociais. E aliado a educação, realmente funciona como ferramenta de inclusão, como acontece nas universidades americanas e Espanha(nos últimos anos), obtendo sucesso na formação de estudantes e atletas.

Qual a importância do basquete na vida das pessoas?

Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.

Qual é a função do capitão no basquete?

6.1 O capitão é um jogador que representa sua equipe em quadra. Ele poderá se comunicar com os oficiais durante a partida para obter informações. Esta comunicação será feita de maneira cortês e somente quando a bola estiver morta e o cronômetro parado.

Quais são os benefícios do basquete praticado no ensino fundamental?

Esses benefícios se dão em nível físico, que consiste na melhora da capacidade física, coordenação motora, equilíbrio, ritmo, agilidade, força, velocidade, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória. Além dos benefícios psicológicos, morais e sociais.

Qual região do corpo é mais utilizada no basquete?

A musculatura dos ombros é exigida sempre que um jogador está com os braços levantados, durante uma posição de defesa. Portanto, para que se obtenha o melhor desempenho durante um jogo de basquete, é necessário um treinamento específico das musculaturas que estão envolvidas nos movimentos – explica Carla.

Quais os benefícios são obtidos através da prática do basquetebol?

Os incríveis benefícios do basquete

  1. Exercício completo. Ao praticar basquete, você consegue exercitar diversas partes do seu corpo ao mesmo tempo. …
  2. Ajuda também na saúde mental. …
  3. A importância do trabalho em grupo. …
  4. Melhora seus ossos e o seu coração. …
  5. Ajuda a melhorar o equilíbrio e a precisão. …
  6. Disciplina e autoconfiança.
ISSO SIGNIFICA:  Quanto tempo dura uma partida de basquete em cadeira de rodas e dívida em quartos o cronômetro e parado?