O que é o manejo de corpo no basquete?

Quais os principais movimentos e gestos realizados no trabalho de manejo do corpo no basquete?

Manejo de corpo e bola Manejo de corpo são movimentos corporais utilizados no basquete e incluem: finta; giro; mudança de direção; mudança de ritmo; paradas; paradas bruscas, etc.

Quais os principais movimentos no manejo da bola no basquete?

Esses são os fundamentos mais básicos do manejo de bola:

  • Quicar a bola;
  • Trocar a bola de mãos;
  • Segurar a bola;
  • Rolar a bola;
  • Lançar a bola por cima da cabeça e para os lados;
  • Lançar ou passar a bola entre as pernas;
  • Passar a bola em torno do corpo — na altura da cintura e dos joelhos.

Qual o conceito de empunhadura no basquete?

EMPUNHADURA: é a maneira de segurar e dominar a bola imagine que a bola seja uma cabeça. Colocar as mãos nas orelhas da bola com os dedos afastados uns dos outros (laterais da bola), tocando a bola com a parte interna dos dedos, sendo que os polegares ficarão atrás da bola para amortecer a trajetória da mesma.

O que é o passe picado?

Passe picado: A trajetória da bola sofre um impacto durante o seu percurso sobre o solo até chegar à mão do companheiro. As mãos que circundam a bola terminam o movimento com as palmas das mãos voltadas para fora e os braços em extensão.

ISSO SIGNIFICA:  Quem é considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos?

Qual é o objetivo da finta no basquete?

A finta é o movimento realizado com o objetivo de enganar e desequilibrar o marcador. O jogador oponente pode ser desequilibrado pela realização da finta, que é um método que está dentro das regras do jogo, podendo ser aplicado sempre que for conveniente.

Quais são os movimentos de controle de corpo no basquete?

Controle do corpo: serve para realizar os movimentos do basquete e o objetivo é desenvolver noções de defesa e ataque. Esses movimentos são os seguintes: fintas, giros, correr de frente, correr na lateral, correr de costas, corridas com mudanças de direção e paradas bruscas.

O que é domínio de corpo no basquete?

Conforme salienta Coutinho (2001), o basquete é um espore muito ativo para tanto a necessidade de uma prática constante do manejo do corpo, ou seja, não apenas no início, mas também durante todo o aprendizado. E nesse trabalho poderão ser realizados corridas, giros, fintas, saltos, etc.

Qual parte do corpo é utilizada para movimentar a bola no basquetebol?

Cada vez que você arremessa a bola, os músculos flexores e extensores do punho em seus antebraços ajudam a lançar a bola para cima na cesta, flexionando seu punho para frente e para trás.

Qual fundamento do basquetebol que é responsável pela retomada da bola?

Pelo fato de o jogo ser realizado em uma quadra pequena e pelas restrições de tempo impostas pela regra do esporte, o rebote é um dos fundamentos mais importantes do basquete, pois influencia diretamente na dinâmica do jogo.