Melhor resposta: Qual a relação entre os fundamentos do basquete e as habilidades motoras?

Quais habilidades motoras no basquete?

A prática do basquetebol exige o desenvolvimento de três capacidades motoras condicionais básicas: força, resistência e velocidade.

O que mais o basquete pode desenvolver?

O esporte é um ótimo aliado para desenvolver sua coordenação motora. Além disso, os saltos e dribles ajudam a desenvolver e melhorar seu equilíbrio. Ao usá-los constantemente, você compreende melhor o seu corpo e como ele trabalha quase inconscientemente para manter o seu equilíbrio”.

Quais são as habilidades específicas do handebol?

Para sua pratica são essenciais certas habilidades físicas, uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Ciência do Esporte aponta as principais qualidades físicas necessárias para a prática do handebol são elas: força, potência, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação, destreza e equilíbrio …

Quais são as habilidades básicas do voleibol?

Um time que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica “fundamentos”. Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.

Quais são os tipos de habilidades motoras?

As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são

ISSO SIGNIFICA:  Quantos períodos tem um jogo de basquetebol de quantos minutos?

Quais são as funções do cérebro desenvolvidas pelo basquete?

O armador é o organizador, o “cérebro” da equipe. É ele quem normalmente leva a bola da defesa para o ataque, observa o tipo de defesa da equipe adversária e escolhe a jogada ou movimento necessário para superá-la, através de códigos pré estabelecidos pelo técnico.

Quais são as técnicas treinadas e desenvolvidas para o jogo de basquete?

São eles: os passes; os dribles; as bandejas; os arremessos; o corta-luz; as fintas e o rebote.

O que são técnicas determinantes no basquete?

Técnicas determinantes: Segurar a bola com as duas mãos e por cima do ombro; … Avançar o corpo e a perna do lado da bola; Fazer a extensão do braço e finalizar o passe para as distancias maiores.

O que é a técnica no Basquetebol?

Portanto, a técnica no Basquetebol é o elemento que viabiliza toda a concepção do jogo, pois ela apoia à tática; é a execução dos movimentos através dos fundamentos do jogo.

Como o basquete pode transformar vidas?

Melhora o desempenho acadêmico, porque ajuda na concentração, no pensamento rápido, na tomada de decisão; Desenvolve a coordenação motora e cognitiva; Melhora a consciência corporal e espacial; Deixa o corpo mais forte, porque é um tipo de treinamento de força.

Qual a importância do basquetebol na cooperação do desenvolvimento do ser humano?

No basquetebol é possível encontrar as formas mais básicas de movimento humano tais como corridas, saltos e lançamentos. … E sendo o basquetebol um esporte tão complexo e dinâmico, o objetivo do presente é verificar que através da sua pratica possa ocorrer a melhora no desenvolvimento da agilidade dos alunos.

O que o basquete desenvolve no aluno?

Esporte infantil.

– Uma maior concentração e uma espetacular rapidez de reflexos. – Também desenvolve a agilidade e as habilidades locomotoras, além de contribuir com uma grande resistência. – Como todos os esportes infantis, o basquete cuida e protege o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular.

ISSO SIGNIFICA:  Qual é a dimensão de uma quadra de basquetebol?