Como o esporte do basquete pode ajudar na inclusão social de crianças e adolescentes dentro e fora do ambiente escolar?

Como o basquete ajuda na inclusão social?

Mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para obtenção de valores sociais. E aliado a educação, realmente funciona como ferramenta de inclusão, como acontece nas universidades americanas e Espanha(nos últimos anos), obtendo sucesso na formação de estudantes e atletas.

Qual a importância do esporte para inclusão social na escola?

Por meio da prática esportiva, é possível desenvolver capacidades motoras e cognitivas e fortalecer a autoestima. Além disso, quando praticado em grupo, o esporte ajuda as crianças a melhorarem suas habilidades sociais.

Como o voleibol pode ser utilizado como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social humano?

Conclui-se que, o voleibol como qualquer outro esporte pode e deve ser utilizado como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social humano, abrangendo a inclusão em todos os sentidos, tendo a oportunidade de se desenvolverem como cidadãos, havendo melhoria na saúde física e mental, onde os alunos possam ter motivação …

Como o basquete pode mudar a vida de uma pessoa?

Melhora o desempenho acadêmico, porque ajuda na concentração, no pensamento rápido, na tomada de decisão; Desenvolve a coordenação motora e cognitiva; Melhora a consciência corporal e espacial; Deixa o corpo mais forte, porque é um tipo de treinamento de força.

ISSO SIGNIFICA:  Como funciona os contratos dos jogadores da NBA?

Qual a importância do basquete para a sociedade?

Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.

Qual a influência do basquete?

O basquete americano sempre teve grande influência sobre os cidadãos americanos, porém, nem todos tinham acesso aos campeonatos universitários. Com este grande número de atletas que se tornavam profissionais, sentiu-se a necessidade de uma competição que pudesse congregar esses adeptos do esporte.

Qual a importância do esporte como meio da inclusão social?

O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.

Qual a importância do esporte como ferramenta de inclusão social na vida das pessoas com deficiência?

A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa.

Como a educação pode contribuir para a inclusão social?

Inclusão social na educação

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Qual o papel social do voleibol enquanto prática esportiva?

O voleibol é um esporte coletivo que tem o jogo como sua principal essência, fator que mesmo social ou cultural estimula e motiva as pessoas, mostrando-se muito favorecido e propício ao desenvolvimento da sua pratica.

ISSO SIGNIFICA:  Qual o maior cestinha da história do basquete?

O que o vôlei pode contribuir para a socialização de uma pessoa?

Por se tratar de um esporte coletivo, o Voleibol possibilita grandes chances de interação social entre os participantes, além da possibilidade de aprender diversas habilidades e movimentos complexos que fazem parte do jogo. … No Brasil, a procura por programas de iniciação esportiva vem aumentando proporcionalmente.

Qual a importância do voleibol para o desenvolvimento humano?

O vôlei faz o corpo trabalhar como um todo, melhora as capacidades físicas funcionais, cardiorrespiratórias e de fortalecimento, o que é extremamente benéfico à saúde. O esporte ajuda nas atividades cotidianas, melhorando coordenação motora, flexibilidade, força e resistência aeróbica e anaeróbica.