Como o basquete ajuda na inclusão social?

Como o basquete pode ajudar na inclusão social?

A integração de crianças e adolescentes na sociedade através do esporte é uma ação crescente nos últimos tempos e que vem dando certo. Nesse cenário, basquete e inclusão social são dois fatores que combinam, visto que o esporte é de fácil acesso e pode ser jogado entre poucas ou muitas crianças.

Qual o papel social do basquetebol?

No âmbito social, o esporte tem função pedagógica no processo de formação do indivíduo, ressaltando a disciplina, a solidariedade, trabalho em equipe e outros aspectos favoráveis a construção de valores.

Como o basquete pode mudar a vida de uma pessoa?

Melhora o desempenho acadêmico, porque ajuda na concentração, no pensamento rápido, na tomada de decisão; Desenvolve a coordenação motora e cognitiva; Melhora a consciência corporal e espacial; Deixa o corpo mais forte, porque é um tipo de treinamento de força.

Como o basquete E o basquete de rodas podem mudar a vida de uma pessoa?

Portanto o esporte adaptado, como o basquete em cadeira de rodas possibilita do ponto de vista psicológico e social a vivências de esportes, o aumento da tolerância à frustração, o aumento do contato social e a diminuição de distúrbios psicológicos (Medola et al., 2010).

Qual a influência do basquete?

O basquete americano sempre teve grande influência sobre os cidadãos americanos, porém, nem todos tinham acesso aos campeonatos universitários. Com este grande número de atletas que se tornavam profissionais, sentiu-se a necessidade de uma competição que pudesse congregar esses adeptos do esporte.

ISSO SIGNIFICA:  Quantas regras Naismith criou para o basquete?

Quais os benefícios do basquete adaptado?

O esporte tal como o basquete para Pessoas Portadoras de Deficiência Físicas, tem como origem a reabilitação, no seu desenvolvimento físico, de se tornar mais ativo, tendo um aumento da coordenação motora, uma maior concentração, de ter mais habilidade, de aprender, levantar a auto-estima, a ser mais sociável, ter …

O que é o esporte basquete?

O nome em inglês, basketball, significa bola no cesto. … É um dos esportes mais populares do mundo. O jogo é disputado por duas equipes de cinco jogadores que tem por objetivo passar a bola por dentro do cesto disposto nas extremidades do campo.

Qual é a cultura do basquete?

A cultura própria do basquetebol desenvolve-se num quadro definido pelo próprio jogo e pelas suas regras, as quais estimulam comportamentos de respeito pelos adversários e outros agentes, e penalizam atitudes violentas e desrespeitosas com efeito imediato no mesmo jogo em que são cometidas.

O que mais o basquete pode desenvolver?

O esporte é um ótimo aliado para desenvolver sua coordenação motora. Além disso, os saltos e dribles ajudam a desenvolver e melhorar seu equilíbrio. Ao usá-los constantemente, você compreende melhor o seu corpo e como ele trabalha quase inconscientemente para manter o seu equilíbrio”.

Qual a importância do basquete na vida das pessoas?

Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.

Como tornar o basquete mais inclusivo?

Cada grupo deve ter no máximo quatro alunos em quadra, ao mesmo tempo, para que o jogo não fique confuso. Promova um rodízio entre os alunos, para que todos participem da atividade proposta.

ISSO SIGNIFICA:  Como onde e quando surgiu o basquetebol?