Resposta rápida: Como desenvolver o espírito esportivo?

Como desenvolver um espírito esportivo?

Assim, dizem que o esporte tem muito a ensinar desenvolvendo aspectos como valores éticos, valores morais, saúde física e mental, democrático, disciplina, respeito, solidariedade, tolerância, liberdade, esforço, superação e de subordinar o egocentrismo ao interesse grupal.

Quais são os valores do espírito esportivo?

Os valores são sete, divididos entre olímpicos – amizade, respeito, excelência -, que inspiraram Coubertin na reorganização dos jogos, e paralímpicos – igualdade, inspiração, determinação e coragem -, acrescentados décadas depois. “Eles estão sob a ótica do esporte, mas são universais.

Porque o espírito esportivo é fundamental no esporte na vida?

Ética e Espírito Esportivo: a prática esportiva para além do respeito às regras. … Esta é muito importante para se manter a ordem nas relações sociais, evitando com que o homem transgrida certos limites e preze pelo bem-estar e respeito ao próximo.

Qual o caráter do esporte?

O esporte estimula a socialização, serve como um antídoto natural de vícios, ocasiona maior empenho na busca de objetivos, reforça a autoestima, ajuda a equilibrar a ingestão e o gasto de calorias e leva a uma menor disposição a moléstia (Kátia, P.D. 1996).

ISSO SIGNIFICA:  Qual a base do processo do esporte educacional?

Quais são os cincos elementos básicos a serem observados na prática dos esportes pelo fair play?

Desta forma, o “Espírito Esportivo” compreendia cinco elementos básicos a serem observados na prática dos esportes: 1. Respeitar os regulamentos; 2. Respeitar os árbitros e aceitar as suas decisões; 3. Respeitar os adversários; 4.

Quais os elementos apresentados na carta do espírito esportivo que define o que é fair play?

Nos demais dicionários pesquisados por Abe (1988) apareceram sempre como definição do termo “Fair Play” (Espírito Esportivo) as palavras justiça, justiça social, conduta honesta e conduta imparcial.

Quais os valores éticos no contexto esportivo?

A ética esportiva está associada diretamente às condutas que demonstram o respeito ao esporte e aos demais esportistas através da troca de gentilezas entre atletas adversários, como estender a mão para auxiliar um adversário caído a se levantar, colocar uma bola para fora do jogo ao notar que um adversário está …

Qual a importância do espírito esportivo?

Mais do que medalhas, o esporte serve como instrumento de transformação e inclusão social. Estimula a disciplina, o espírito esportivo, o respeito pelo próximo. … Para 2016, a novidade é a inclusão de mais dois tipos de esporte: basquete e handball.

Que tipo de conduta ética exalta o espírito esportivo?

Conduta Ética exalta o Espírito Esportivo

Está em evitar desentendimentos durante a competição e respeitar seu adversário, inclusive quando ele foi melhor que você naquele dia. Está, enfim, em apontar o certo, mesmo que o errado seja vantajoso.

Qual a importância da ética no esporte?

A ética tem como sentido a condução da vida e tem seu propósito maior na conquista da felicidade. … Já o esporte tem seu sentido na saúde e bem-estar, e, para o seu propósito, a formação do sujeito ético. O esportista busca a felicidade através da vitória, acima de tudo – o que já é o fim ético por si só.

ISSO SIGNIFICA:  Quais os esportes estéticos?

Qual a importância do fair play nas aulas de educação física?

Por meio das aulas de Educação Física, o professor pode promover as condutas que fundamentam o fair play, construindo uma cultura esportiva ética ao trabalhar com os alunos aspectos como a lealdade, honestidade, aceitação das regras, respeito ao próximo e igualdade de oportunidades.