Questão: O que ganhamos com a corrida espacial?

O que foi a corrida espacial no contexto da Guerra Fria?

A corrida espacial fez parte de um dos acontecimentos mais marcantes da Guerra Fria. O episódio aconteceu entre 1957 e 1975, tendo como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética. A corrida espacial foi travada entre os dois países para decidir quem sairia na frente na disputa pela exploração espacial.

Que venceu a corrida espacial?

No dia 12 de abril de 1961, a URSS venceu mais um episódio da corrida espacial ao colocar o primeiro homem no espaço sideral. O cosmonauta Yuri Gagarin tripulou a nave espacial Vostok I, que realizou um voo orbital de 108 minutos.

Como o foguete contribuiu para que o ser humano conquistasse o espaço?

A explosão de um foguete R-16 na base de Baikonur matou mais de 100 pessoas, entre militares, engenheiros e técnicos. Com esta constatação, Yuri Gagarin resumiu a emoção de se tornar o primeiro homem a ver o nosso planeta do espaço. Sua nave atingiu 327 km de altitude e viajou ao redor da Terra durante 108 minutos.

Quais os principais acontecimentos da corrida armamentista?

É considerado como ponto inicial desta competição o lançamento pelos americanos, em 1945, das duas bombas atômicas em solo japonês. Quatro anos depois, em 1949, foi a vez da União Soviética anunciar a conquista da tecnologia nuclear.

ISSO SIGNIFICA:  Quais são os golpes que não são permitidos no Jiu jitsu?