Quando surgiu a primeira Federação de Handebol no Brasil?

Em que ano foi criada a primeira Federação de Handebol no Brasil?

Em nosso país, o handebol como modalidade de campo foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente da colônia alemã, no início da década de 30. Em 1945, foi fundada a Federação Paulista de Handebol, a primeira e, até hoje, a mais importante do país.

Quando e onde foi fundada a primeira confederação do Handebol no Brasil?

Profundo conhecedor da modalidade, no dia 1º de junho de 1979, junto a colegas e estudiosos do esporte, bem como árbitros e técnicos, Jamil André fundou a Confederação Brasileira de Handebol na cidade de São Paulo.

Quais os resultados mais significativos do Handebol do Brasil?

Entre essas conquistas podemos citar as cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, temporadas 1999,2003,2007,2011 e 2015, várias conquistas nos campeonatos sul-americanos e, a glória máxima do handebol nacional: o título do Campeonato Mundial de Handebol Feminino do ano de 2013, disputado na Sérvia.

Quando e de que forma o handebol chegou no Brasil?

O Handebol foi introduzido no Brasil após 1930 quando um grande número de imigrantes alemães veio ao Brasil por conseqüência da primeira guerra mundial, dirigindo-se aos os estados do sul e sudeste do país, principalmente o Estado de São Paulo por causa da semelhança climática.

Desde quando o handebol está nas Olimpíadas?

O handebol foi introduzido nos Jogos Olímpicos durante a edição de Berlim 1936, apenas com o torneio masculino. Após um longo período de ausência, o esporte retornou novamente em solo alemão para os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique. O torneio feminino foi introduzido na Olimpíada de 1976 em Montreal, Canadá.

ISSO SIGNIFICA:  Pergunta frequente: Quais os principais fatos após a invenção do voleibol?

Como o handebol chegou ao Ceará?

O handebol no Fortaleza surgiu em 2001. Na época, tinha o adulto feminino e masculino. Dois títulos importantes foram conquistados: campeão brasileiro adulto feminino em 2002 e campeão brasileiro adulto masculino em 2004. Em 2007, o feminino entrou de licença, retornando em 2013, quando o masculino deu uma pausa.