Qual o campo de atuação da ginástica?

Quais são os campos de atuação da ginástica?

Atualmente, as ginásticas, segundo Paoliello (2011), têm cinco campos de atuação, sendo elas: as ginásticas de condicionamento físico, que tem por objetivo a aquisição ou manutenção da condição física do indivíduo; as ginásticas de competição, que reúnem todas as modalidades competitivas; as ginásticas fisioterápicas, …

Quais os campos de atuação da ginástica Souza 1997?

Souza (1997) defende que a ginástica, como parte de uma manifestação corporal, possui cinco campos de atuação: o saber da competição, o da demonstração, o do condicionamento físico, a da consciência corporal e o da reabilitação.

Quais são os seis campos da ginástica?

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

Quais são as ginástica de conscientização corporal?

Ioga e Pilates, também são modalidades consideradas de conscientização corporal, pois requerem movimentos mais suaves e autopercepção, diferenciando-se, dessa forma, de ginásticas convencionais, como a artística e a musculação.

O que é ginástica de consciência corporal?

As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, Page 2 voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.

ISSO SIGNIFICA:  Qual foi o último título do São Paulo no Brasileirão?

Qual a classificação da ginástica?

A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias.

Quais os tipos de ginástica competitivas?

GINÁSTICAS DE COMPETIÇÃO: Artística, Rítmica, Aeróbica, Acrobática e de Trampolim.

Como é dividida a ginástica?

A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes. Suas origens remetem às sociedades da Grécia Antiga.

Quais os campos de atuação Segundo Souza?

Além do cartaz esboçamos um desenho com giz representando os cinco grandes grupos dos principais campos de atuação da ginástica, proposto por Souza (1997, p. 26), são eles: ginástica de conscientização corporal, condicionamento físico, de demonstração, fisioterápicas e de competição.

Qual tipo de ginástica não se enquadra como modalidade competitiva?

Dentre as modalidades de ginástica não competitiva, podemos citar: contorcionismo, cerebral, laboral, localizada, hidroginástica e a Ginástica para Todos.

Qual campo de atuação da ginástica tem como principal característica a não competitividade?

São as modalidades ginásticas que tem como principal característica a NÃO competitividade, tendo como função a interação social, isto é, a formação integral do indivíduo nos seus aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social. É representante deste grupo a Ginástica Geral (SOUZA, 1997).