Qual é o valor da ginástica segundo a cidade de Atenas e Esparta?

Qual o objetivo da ginástica para Esparta e Atenas?

Em Esparta: Este conceito servia unicamente ao propósito militar de treinar as crianças a partir dos sete anos para o combate. Em Atenas: Os rapazes a partir dos quatorze anos praticavam a educação física se exercitavam nas palestras (locais fechados) e, sob os conselhos dos sábios, praticavam tais exercícios.

Qual a diferença da prática da ginástica em Atenas e Esparta?

As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.

Como eram tratadas as mulheres espartanas?

As espartanas tinham o direito de possuir e administrar bens, chegando a controlar dois quintos da terra. O Estado se preocupava com sua educação: desde pequenas, elas aprendiam a ler, escrever, tocar música e dançar. Elas também recebiam treinamento físico, praticavam esportes e participavam de competições.

Quais as principais diferenças entre as cidades de Atenas e Esparta?

Esparta, com grande disponibilidade de terra fértil, possuía uma atividade agrícola autossuficiente e comércio restrito. Em Atenas, o espaço geográfico era muito acidentado, “forçando” uma economia que não fosse baseada apenas no cultivo de grãos, então seu comércio (principalmente marítimo) acabou se desenvolvendo.

ISSO SIGNIFICA:  O que é ginástica de alto impacto e baixo impacto?

Como era o ensino da ginástica em Atenas?

Sistema ateniense

Gymnastike era uma educação física que espelhava os ideais dos militares – força, resistência e preparação para a guerra. Ter um corpo fisicamente apto era extremamente importante para os atenienses. Os meninos começariam a educação física durante ou logo após o início do ensino fundamental.

Quais as principais funções da ginástica na idade contemporânea?

Seu método tinha como objetivo do desenvolvimento das qualidades físicas, o aumento da energia e a exaltação das qualidades morais.

Quais as principais semelhanças e diferenças entre Esparta e Atenas?

Semelhanças e Diferenças entre Esparta e Atenas – Ambas as cidades se preocupavam com a educação dos seus jovens, porém tinham formas de realização diferentes. Os atenienses se preocupavam com o equilíbrio entre o corpo e a mente, enquanto os espartanos optavam pelo corpo em seus treinamentos militares.

O que é o que é ginástica rítmica?

A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade.

Qual o papel da mulher espartana na sociedade antiga?

O papel da mulher na sociedade espartana Em Esparta a sociedade era militarizada, formadoras de grandes guerreiros, e acreditavam que era justamente a mulher a responsável por dar origem a indivíduos aptos para compor o exército.