Qual é a estratégia do voleibol?

Qual a estratégia do voleibol?

ESTRATÉGIA E TÁTICA NO VOLEIBOL

O objetivo do jogo é fazer com que a bola passe por sobre a rede e caia na quadra adversária. … Desta forma, o voleibol pode ser considerado uma modalidade esportiva coletiva, onde os oponentes se enfrentam alternando ações de ataque e de defesa.

Como são construídas as estratégias utilizadas no vôlei?

Os sistemas táticos do voleibol são baseados nas posições do voleibol, que são as seguintes: A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque. A posição n.º 2 chama-se saída de rede. A posição n.º 3 chama-se meio de rede.

O que é técnica no vôlei?

Um dos fundamentos do vôlei que exige alta dificuldade técnica é o levantamento. Esse movimento é realizado após uma recepção, e sua principal função é preparar um ataque. Nesse caso, a técnica utilizada é o toque, movimento feito com as duas mãos sobre a cabeça, usando, principalmente, os dedos indicador e polegar.

Quais são as coberturas do voleibol?

A cobertura é composta – de modo geral – pelo levantador (J2), pelo correspondente (J5) e pelo defesa-centro (J6), na primeira linha, e pelos J1 e J3, na segunda linha da cobertura; estes dois para recuperar bolas que voltam no funda da quadra.

ISSO SIGNIFICA:  Quais modalidades do atletismo não são praticadas em estádios fechados?

Qual é a função do líbero no vôlei?

De acordo com a Federação Internacional de Vôlei, o líbero é um jogador especializado na defesa do time. Uma equipe pode optar por jogar com um ou dois líberos e alternar entre eles durante a partida. Sua designação é atuar na linha de trás.

Como é praticado o voleibol e qual seu objetivo?

O objetivo da modalidade é fazer a bola passar sobre a rede de modo a que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).

Porque devemos esconder o levantador no primeiro toque?

Entre os resultados apurados, evidenciou-se que o levantador, mesmo com condições ideais na qualidade do primeiro toque, concentra as suas ações em determinados atacantes, por não ter confiança e por limitações táticas e técnicas dos outros jogadores em suas ações ofensivas finais.

Como o levantador pode ajudar a sua equipe durante o jogo?

O levantador é o atleta responsável por distribuir a bola para que os outros companheiros possam atacar a equipe adversária. Sendo assim, a sua principal função no jogo é a armação do ataque. Essa ação costuma acontecer sempre no primeiro ou no segundo toque da equipe.

O que é necessário para ser um bom levantador?

Para ser um bom levantador, é preciso dominar a técnica, ter bom entrosamento com os atacantes e ainda ter boa leitura de jogo, para identificar qual a melhor decisão a ser tomada.

Quais são os tipos de saque?

Brunoro, (198X) classifica o saque em cinco tipos: • Saque por baixo; • Saque por cima (tipo tênis); • Saque lateral; • Saque lateral por cima (jornada nas estrelas); • Saque em suspensão (viagem ao fundo do mar).

ISSO SIGNIFICA:  Sua pergunta: De quem é a música do Esporte Espetacular?

Qual o fundamento do bloqueio no voleibol?

Voleibol. O bloqueio é uma ação técnico-tática defensiva e ao mesmo tempo ofensiva do voleibol que consiste em interceptar ou amortecer o ataque da equipe adversária. … Há também a ação ofensiva já que outro objetivo é rebatê-la na quadra adversária através da invasão do espaço adversário (bloqueio ofensivo).

O que é cobertura de bloqueio?

Cobertura De Bloqueio. Ação dos jogadores em proteger a zona atrás do bloqueio ou próximo ao atacante no momento da cortada. … Em outras palavras: os jogadores 1, 6 e o 5 são correspondentes do 2, 3 e o 4, respectivamente; É a designação para a disposição tática tendo em vista a defesa da bola “largada”.

Quais são os tipos de sistemas de jogo no vôlei?

Sistema tático do volei [pic] Os sistemas de jogo são 6×0, 5×1 com infiltração e líbero, 4×2, 4×2 com infiltração e 3×3. Esses sistemas, muitas vezes chamados de sistemas de ataques, leva em consideração a forma com a qual os atacantes e o(s) levantador (es) distribuem-se e dividem-se em quadra.