Qual é a definição de esporte educacional?

O que é o esporte educacional?

Esporte Educacional: praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.

Para que serve o esporte educacional?

Esporte educativo. O esporte educativo acontece principalmente no ambiente escolar, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Ele afirma-se como uma atividade cultural, favorecendo a formação fundamental e contínua por meio do esporte (BLÁZQUEZ, 1999).

O que é esporte educacional e quais são os seus objetivos e benefícios?

Através de estudos de referenciais considera-se que Esporte Educacional é aquele baseado em princípios educacionais, este tem como base a participação, cooperação, educação, responsabilidade e inclusão.

O que exige o esporte educacional?

O esporte educacional tem como função desenvolver a cultura esportiva, quando traba- lhado de forma correta, desenvolvendo o cultivo de atividades lúdicas, educa os indivíduos para o uso pleno da cidadania, incentiva o conhecimento e o prazer pelo esporte.

Qual é a principal característica do esporte educacional?

O esporte educacional é responsabilidade pública assegurada pelo estado, dentro ou fora da escola, tem como finalidade democratizar e gerar cultura esportiva, desenvolvendo o indivíduo em relações sociais recíprocas e com a natureza, a sua formação corporal e as próprias potencialidades, preparando-o para o lazer e o …

ISSO SIGNIFICA:  Qual a sua opinião sobre a relação esporte inclusão?

Qual a importância da inclusão no esporte educacional?

Ao relacionar esporte e inclusão, o profissional de educação física não apenas favorece estudantes em algum estado de vulnerabilidade social, como pessoas com deficiências, por exemplo. Mas também promove momentos empatia e trabalho em equipe entre todos os envolvidos da turma.

Como o esporte pode ser aliado à educação?

Ao aliarmos esporte e educação de qualidade é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, essa junção cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.

Qual é o foco do esporte educacional?

O esporte educacional é voltado prioritariamente às crianças e adolescentes que se encontram regularmente matriculadas nas escolas de Ensino Fundamental I e II, tendo-se, como objetivo, o desenvolvimento integral, respeitando-se as dimensões física, moral e menta, e, ainda, atua como ferramenta de inclusão social.

Qual o foco principal do esporte educacional?

“O central na prática esportiva escolar é garantir o desenvolvimento físico, motor e a inteligência corporal. O sujeito só pode ser plenamente desenvolvido a partir disso. Esporte é envolvimento com o outro, entender e respeitar regras, compartilhar regras com amigos e adversários.