O que é fair play como surgiu e qual a sua importância?
Fair play (traduzido literalmente do inglês para o português: jogo justo) é uma filosofia adotada em desporto que prima pela conduta ética nos esportes. A expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas.
O que é o fair play no esporte?
O “fair play” defendido por Coubertin representa a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio. Estes valores refletem o pensamento da aristocracia inglesa do século XIX a respeito das práticas esportivas.
Qual a importância da noção de fair play para os atletas e para a competição?
Fair play é um comportamento voluntário de respeito mútuo e de espírito de justiça que precisa ser adotado por todos os atletas antes, durante e após as competições esportivas, para que estas se desenvolvam com um clima amistoso, estabelecendo, portanto, um controle que as regras por si só não conseguiriam condicionar.
Por que é tão importante praticar o fair play no nosso Dia-a-dia?
Segundo o Código de Ética Esportiva, elaborado pelo Conselho da Europa em 1992, fair–play está além de um simples comportamento, significa muito mais do que o mero respeito às regras, cobre as noções de amizades, de respeito pelo outro e por si mesmo e de espírito esportivo, representa um modo de pensar e agir.
Quais os objetivos do fair play nas escolas?
Por meio das aulas de Educação Física, o professor pode promover as condutas que fundamentam o fair play, construindo uma cultura esportiva ética ao trabalhar com os alunos aspectos como a lealdade, honestidade, aceitação das regras, respeito ao próximo e igualdade de oportunidades.
Como praticar o fair play?
É aceitar todas as decisões do árbitro, sem nunca pôr em causa a sua honestidade. É reconhecer com dignidade, na situação de vencidos, a superioridade do adversário. É aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar ou diminuir o adversário. É saber reconhecer os bons resultados do adversário.
Quais os princípios do fair play?
Esses princípios podem ser divididos em quatro grupos: oportunidades iguais, renúncia consciente à vitória desonesta, cumprimento voluntário das regras do jogo, respeito pelo oponente.
Quando surgiu o fair play e quem foi o idealizador?
A expressão, entretanto, nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. O organizador dos Jogos daquele ano, Barão de Coubertin, foi o idealizador da filosofia por meio de uma declaração oficial que dizia: “Não pode haver jogo sem fair play.
O que é ética no esporte?
A ética esportiva está associada diretamente às condutas que demonstram o respeito ao esporte e aos demais esportistas através da troca de gentilezas entre atletas adversários, como estender a mão para auxiliar um adversário caído a se levantar, colocar uma bola para fora do jogo ao notar que um adversário está …
O que é o fair play Financeiro?
Em poucas palavras, o objetivo do Fair Play Financeiro é impedir a lavagem de dinheiro dentro dos clubes de futebol e auxiliar as equipes a buscarem equilíbrio e sustentabilidade. Com o equilíbrio dos times e as contas pagas em dia, todo o sistema funciona bem.