Qual a diferença entre Esporte de Alto Rendimento e Esporte Escolar?

Qual é a diferença entre esporte escolar e esporte de Rendimento *?

Enquanto o esporterendimento só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação, ao contrário, favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.

O que é um esporte de alto rendimento?

Podemos afirmar que os esportes de alto rendimento ou de alta performance são aqueles cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.

O que é o esporte escolar?

Portanto, chamamos de esportes escolares, a atividade esportiva que é realizada no âmbito de uma escola, durante o horário de aula ou em instâncias não letivas. Seu objetivo é promover o desenvolvimento da criança, graças às várias dimensões ligadas à prática esportiva.

Quais as características do esporte de rendimento e do esporte escolar?

O esporte da escola se caracteriza por um esporte de rendimento, de treinamento, baseado no esporte olímpico, injetado na escola por uma cultura dominante, televisiva e mercadológica.

Como é feito o esporte de rendimento?

O Esporte de Rendimento é caracterizado pela busca por resultados, vitórias e recordes em modalidades esportivas regidas por normas universalmente preestabelecidas e vinculadas a federações e confederações nacionais e internacionais de esporte, que exigem dos atletas alto grau de dedicação.

ISSO SIGNIFICA:  Quais os benefícios do esporte adaptado como fator de inclusão?

Como é definido o esporte de rendimento no Brasil?

O esporte de alto nível ou de alto rendimento é definido por De Rose, Deschamps e Korsakas (1999) como aquele no qual o atleta busca alcançar os melhores níveis de desempenho, obtendo assim bons resultados coletiva e/ou individualmente.

Qual é o objetivo do esporte escolar?

O esporte educativo acontece principalmente no ambiente escolar, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Ele afirma-se como uma atividade cultural, favorecendo a formação fundamental e contínua por meio do esporte (BLÁZQUEZ, 1999).

Qual a responsabilidade dos esportes no contexto escolar?

A prática desportiva na escola ensina ao praticante a conviver com a vitória/derrota, a aprender a vencer pelo esforço pessoal, a adquirir a partir do esporte, independência e confiança em si mesmo, a essência de responsabilidade (BRACHT, 1986).