Quais são os cuidados que eu devo ter quando iniciar um treinamento esportivo com uma criança ou um adolescente?

Quais os efeitos provocados pela iniciação esportiva?

Os programas de iniciação esportiva podem promover muitos benefícios para a formação integral da criança, tais como: o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta.

Como deve ser a iniciação esportiva?

A primazia da iniciação esportiva não está nas habilidades específicas e sim na amplitude de possibilidades de estímulos para o desenvolvimento e crescimento físico, fisiológico, desenvolvimento motor, aprendizagem motora, desenvolvimento cognitivo e afetivo-social (CAPITANIO, 2003).

Quais os riscos do treinamento precoce?

2.3.

Já pelo lado dos prejuízos com a iniciação precoce na infância, alguns deles são: estresse de competição, saturação esportiva, lesões, formação escolar deficiente, unilateralização de desenvolvimento, reduzida participação em jogos e brincadeiras infantis, desistência do esporte, entre outros.

Por que o professor de educação física deve conhecer a área de iniciação esportiva?

Ressalta ainda a iniciação esportiva como meio de formação global do ser humano, proporcionando o desenvolvimento psicomotor, de capacidades cognitivas, a manutenção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas como um hábito contínuo.

ISSO SIGNIFICA:  Sua pergunta: Quem era um dos mais famosos no Muay Thai?

Quais são os efeitos da iniciação esportiva de alto rendimento na vida de crianças?

Dentre os benefícios podemos citar o domínio e conhecimento do corpo, a capacidade de desenvolvimento da autonomia e o desenvolvimento físico, psíquico e social pleno da criança como os principais fatores que poderão levar a criança a ter um desenvolvimento integral, não somente no aspecto motor, mas também no afetivo, …

Quais os pontos negativos da iniciação esportiva precoce?

a) formação escolar deficiente, devido à grande exigência em acompanhar com êxito a carreira esportiva; b) a unilateralização de um desenvolvimento que deveria ser plural, c) reduzida participação em atividades, brincadeiras e jogos do mundo infantil, indispensáveis para o desenvolvimento da personalidade na infância.

Quais estratégias devem ser utilizadas na iniciação esportiva?

O ideal, ou mais indicado, é evitar a especialização precoce da criança, e sim oferecer atividades lúdicas que deem liberdade de criação e exploração em todos os sentidos. Tanto para a vida cotidiana como para a prática esportiva, os primeiros contatos com esses ambientes de crescimento são de suma importância.

Como deve ser a iniciação esportiva no futebol?

O processo de Iniciação Esportiva deve ser qualificado e condizente, com a exposição das crianças a boas práticas e a contextos qualificantes que potencialize o desenvolvimento dos jovens Talentos e possa auxiliar no crescimento da base de praticantes da modalidade.

Como deve ser a iniciação esportiva no futsal?

Na iniciação esportiva o esporte deve ser trabalhado de forma lúdica e recreativa, porém deve haver regras bem estabelecidas, instigando a resolução da criança fazendo com que ela saiba trabalhar em equipe.

Quais as consequências para a saúde são evidenciadas através da especialização precoce na vida da criança?

Normalmente, quando isso ocorre e a criança e o jovem são submetidos a desafios, surgem problemas de ordem física, como o aparecimento de lesões importantes, que podem até afetar o processo de crescimento e desenvolvimento, e de ordem psicológica, que podem levar à sérias conseqüências comportamentais.

ISSO SIGNIFICA:  Qual nome do introdutor do Jiu jitsu no Brasil?

O que é esporte precoce?

A especialização esportiva precoce é a atividade esportiva desenvolvida antes da puberdade (antes dos 12 anos) e caracterizada por uma alta dedicação dos treinamentos, mais de 10 horas semanais, e principalmente por ter uma finalidade eminentemente competitiva de acordo com (PERSONE apud VARGAS NETO, 1999).

Quais são os pontos negativos do esporte?

Pontos negativos

Praticar de forma saudável envolve também estabelecer limites, já que o exercício em excesso ou prolongado pode trazer prejuízos nesse momento. Estudos apontam que exercícios extenuantes podem suprir a função imunológica do organismo e aumentar o risco de adquirir uma infecção respiratória.