Quais são as três categorias de um praticante de judô paralímpico?

Quais são as três classificações do judô paralímpico?

Além das categorias por peso, os judocas são divididos em três classes, de acordo com o grau da deficiência visual. Todas começam com a letra B (blind, cego em inglês): B1, B2 e B3. Nos Jogos Paralímpicos, atletas de diferentes classes podem competir juntos.

Como é praticado o judô paralímpico?

O judô paralímpico é praticado sob as mesmas regras utilizadas pela Federação Internacional de Judô e tem poucas adaptações em relação ao judô convencional. A principal diferença é que os judocas iniciam a luta já em contato com o quimono do oponente.

Quais são as classificações dos judocas de acordo com o Idea?

Essas são as classificações das deficiências visuais, segundo a IDEA: Deficiência Visual – termo geral que engloba cegueira total e baixa visão. Baixa Visão – consegue ler impressos grandes ou com ampliação. … Cegueira total – incapacidade de reconhecer uma luz forte direcionada diretamente aos olhos.

Como é feita a classificação dos esportes paralímpicos?

As classes são nomeadas com uma letra e um número e quanto menor o número maior o grau de comprometimento do atleta. Já as letras são as iniciais da modalidade ou da deficiência. … Esses atletas são considerados inelegíveis. Foi o que aconteceu com o nadador brasileiro e multimedalhista paralímpico André Brasil.

ISSO SIGNIFICA:  Sua pergunta: O que a prática de esportes inspira?

Qual o objetivo do judô paralímpico?

COMO FUNCIONAM AS PARALIMPÍADAS

O objetivo do judô é que o atleta derrube o oponente com as costas voltadas para o chão e o imobilize no tatame por 20 segundos. A pontuação depende do tipo de golpe aplicado – ippon, wazari e yuko.

Tem judô paralímpico?

Poucas adaptações

A modalidade é disputada por atletas com deficiência visual divididos em categorias a partir do peso corporal de cada um. As lutas tem a duração de até cinco minutos, e ocorrem sob as mesmas regras utilizadas pela Federação Internacional de Judô, mas com pequenas modificações.

Quem são os judocas brasileiros que se destacaram nas Paralimpíadas?

Karla Cardoso (48 kg) e Daniele Silva (57 kg) conquistaram uma prata e um bronze, respectivamente, na Grécia. Na última edição de Jogos Olímpicos, em Londres 2012, o Brasil conquistou três bronzes, com Daniele Milan (63 kg), Michele Ferreira (52 kg) e Antônio Tenório (100 kg), além da prata de Lúcia da Silva (57 kg).

O que significa o nome judô?

Esporte de origem japonesa

O judô é uma arte marcial praticada como esporte de combate. … Traduzido do japonês, a união das duas sílabas da palavra Judô, significa o caminho suave.

Quem vence no judô?

Principais regras

As competições de judô são realizadas em um tatame quadrado que pode ter de 14 até 16 metros quadrados cada lado. As lutas devem durar no máximo cinco minutos e quem conseguir fazer o ippon primeiro é quem vence a luta.