Quais os estádios Fenologicos do milho?

Quais são os estádios fenológicos da cultura do milho?

O crescimento e desenvolvimento de uma planta de milho é dividido em dois grandes estádios: o vegetativo e o reprodutivo. Durante o estádio vegetativo, que possui um número relativo de estádios entre VE (emergência) e VT (pendoamento), ocorre o desenvolvimento da planta.

Em que fase dos estádios fenológicos do milho que se forma o grão farináceo?

R5. O teor de umidade do grão neste estádio está em torno de 55%. Os grãos começam a ficar farináceos e a linha do leite fica nítida neste ponto. Neste estádio aparece uma concavidade na parte superior do grão, denominada “dente”.

O que é estádio fenológico?

Fenologia refere-se à parte da botânica que estuda as diferentes fases do cres- cimento e desenvolvimento das plantas, tanto a vegetativa (germinação, emer- gência, crescimento da parte aérea e das raízes) como a reprodutiva (floresci- mento, frutificação e maturação), de- marcando-lhes as épocas de ocorrência e as …

Quando ocorre o pendoamento do milho?

O período entre os estádios VT e R1 pode variar consideravelmente, dependendo do híbrido e das condições ambientais. Sob condições de campo, a polinização (também chamada de queda dos grãos de pólen) geralmente ocorre no fim da manhã e no começo da noite. Figura 3. Estádio VT: crescimento e desenvolvimento do pendão.

ISSO SIGNIFICA:  Quais são os tipos de deficiências que possuem os atletas que praticam o tênis adaptado?

Qual é o ciclo da cultura do milho?

Precoce: ciclo de 120 a 130 dias, florescimento aos 65 dias. No mercado, 55 a 65% das cultivares são de ciclo precoce. Normais: ciclo de 130 a 140 dias, florescimento aos 70 dias. No mercado, 10 a 15% das cultivares são de ciclo normal.

Qual é considerado o estádio fenológico mais crítico do milho?

O número de óvulos (grãos em potencial) em cada espiga, assim como o tamanho da espiga, é definido em V12, quando ocorre perda de duas a quatro folhas basais. Pode-se considerar que, nessa fase, inicia-se o período mais crítico para a produção, o qual se estende até a polinização.

Quantos dias para o milho Pendoa?

4.9.

A emissão do pendão acontece dois a quatro dias antes da exposição dos “cabelos”. De 10 a 12 dias após o aparecimento do pendão, cerca de 70% das espigas apresentam exposição dos cabelos. O período de liberação do pólen estende-se por uma a duas semanas.

Qual a principal característica de uma planta de milho no estádio fenológico 1?

Estádio V18

Em V18, a planta do milho encontra-se à uma semana do florescimento e o desenvolvimento da espiga continua em ritmo acelerado. Estresse hídrico nesse período pode afetar mais o desenvolvimento do óvulo e espiga que o desenvolvimento do pendão.

Como se determina o estádio fenológico de uma lavoura?

Calcula-se a média para cada ponto amostrado e a média das médias para a lavoura. Considera-se que a lavoura encontra-se em determinado estádio quando 50% ou mais das plantas nos pontos amostrados da lavoura apresentam características do estádio correspondente.

Qual a característica do estádio V1?

Assim, uma plântula está em V1 quando as folhas unifolioladas (opostas, no primeiro nó foliar) estiverem completamente desenvolvidas, isto é, quando os bordos dos folíolos da primeira folha trifoliolada não mais se tocarem. … Dessa forma, nesse estádio a planta irá possuir um par de folhas unifolioladas (ou um nó).

ISSO SIGNIFICA:  Quais são as categorias do badminton paralímpico?

O que é pendoamento milho?

Pendoamento, VT

A perda de sincronismo entre a emissão dos grãos de pólen e a receptividade dos estilo-estigmas da espiga concorre para o aumento da porcentagem de espigas sem grãos nas extremidades. Em condições de campo, a liberação do pólen geralmente ocorre nos finais das manhãs e início das noites.

O que é VT no milho?

VT – Pendoamento

O estilo-estigma (“cabelos”) do milho pode ou não ter aparecido nesta fase. A planta apresenta-se próxima à sua altura máxima.

Quais são as fases de desenvolvimento do milho?

A literatura científica define desta forma os estádios vegetativos da planta do milho: VE (emergência), V1 (primeira folha), V2 (segunda folha), V3 (terceira folha), V6 (sexta folha), V9 (nona folha), V12 (décima segunda folha), V15 (décima quinta folha), V18 (décima oitava folha) e VT (pendoamento).