Quais as capacidades físicas trabalhadas no atletismo?

Quais as capacidades usadas no atletismo?

As principais valências físicas de acordo com Tubino (1985) são Força, Velocidade, Coordenação, Equilíbrio, Ritmo, Flexibilidade, Resistência, Agilidade, e Descontração.

Qual a principal capacidade física desenvolvida no atletismo?

Bompa (2002) diz que resistência é a capacidade de sustentar uma atividade física por períodos longos e que é necessária para a maioria dos atletas, do basquetebol ou futebol ao triatlo, pelo qual seu principal benefício é suportar o esforço do treinamento e da competição.

Qual é a capacidade física do salto?

Por sua vez, nos saltos usa-se a velocidade, impulsão, flexibilidade, coordenação e elasticidade. Os saltos existentes do atletismo são: salto em altura, salto em distância, salto triplo e salto com vara. Os saltos não contam com a capacidade física resistência, somente a corrida.

Quais são as capacidades físicas *?

Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade.

Quais os tipos de força adquiridas no atletismo?

Existem diferentes formas de manifestação da força: força máxima, força resistência ou força rápida. Dos três diferentes tipos de manifestações da força, aquele que parece assumir maior importância para os lançadores é a força rápida.

ISSO SIGNIFICA:  Qual país tem mais títulos mundiais no vôlei?

Quais são as capacidades coordenativas?

De acordo com Drabik (1996, citado por Gambetta, 2005), as capacidades coordenativas são: equilíbrio, diferenciação cinestésica, orientação espacial, reacção a sinais, ritmo, sincronização dos movimentos e adequação do movimento.

Qual é a capacidade física mais importante?

Do maratonista, ao velocista, do nadador ao triatleta, a resposta é força! Na minha opinião a primeira habilidade a ser trabalhada durante a fase de preparação física com um atleta é a força. E por incrível que pareça essa é a habilidade menos trabalhada pelos atletas na academia ou no estúdio.

Qual é a capacidade física predominante no futebol?

As capacidades físicas que exercem influência no futebol são: força muscular, velocidade, potência, resistência (aeróbia e anaeróbia) e flexibilidade. Um bom rendimento em todas as capacidades físicas é mais importante que o desempenho excepcional em somente uma delas.

Qual é a capacidade física da velocidade?

Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal. Ela pode apresentar de três tipos: Velocidade de Reação, velocidade de Deslocamento e Velocidade dos Membros.

Qual a capacidade física da corrida?

Na corrida, usa-se capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio.