Por que motivo o esporte adaptado ganhou importância após a Segunda Guerra Mundial?

Porque motivo o esporte adaptado ganhou importância após a Segunda Guerra Mundial?

Após a Segunda Guerra Mundial, a atividade física passou a fazer parte da reabilitação de soldados que voltavam a seus países com mutilações e deficiências. E só trouxe benefícios: além de prevenir o aparecimento de doenças, agregou ganhos sociais e psicológicos.

Qual é a importância do esporte adaptado?

Atualmente, acredita-se que o esporte adaptado contribui significativamente para a inserção das pessoas com deficiência à sociedade, bem como trazem benefícios relacionados à melhor aceitação da deficiência, melhor interação com as pessoas ao seu redor, melhora da aptidão física, ganho de independência e autoconfiança …

Por que os esportes adaptados são importantes para pessoas com deficiência?

Para pessoas com deficiência, a prática é ainda mais importante. As diversas modalidades melhoram a condição cardiovascular de quem as pratica, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.

Por que o esporte adaptado é mais prazeroso?

Segundo SOUZA (2004) o desporto adaptado deve ser encarado como uma pratica lúdica e prazerosa, o indivíduo utiliza estas práticas como facilitadora para melhoria da qualidade de vida, ele está tendo a oportunidade de vivenciar sensações que muitas vezes não são possíveis por conta da sua limitação.

Quais os benefícios do esporte adaptado como fator de inclusão e melhoria de qualidade de vida?

Para Gorgatti (2005) além da melhora geral da aptidão física, o esporte adaptado auxilia em um enorme ganho de independência e autoconfiança para a realização das atividades diárias, além de uma melhora do autoconceito e da autoestima.

ISSO SIGNIFICA:  O que o juiz de dificuldade avalia na ginástica rítmica?

É um esporte adaptado?

Modalidades de esporte adaptado

Há modalidades esportivas praticadas por pessoas sem deficiência que são adaptadas para ser praticadas por atletas PcDs e outras desenvolvidas especificamente para pessoas com deficiência, a exemplo do Golbol, criado para ser praticado por atletas com deficiência visual.