Pergunta frequente: Porque o esporte na escola deve ser diferente do esporte da escola?

Por que é preciso transformar os esportes na escola?

A prática de esportes afasta a criança e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes. Os benefícios decorrentes da prática desportiva na escola são descritos pelo professor Guilherme Lins de Magalhães.

O que é o esporte na escola?

Um esporte é uma atividade competitiva ou recreativa cujo desenvolvimento requer um certo treinamento e respeito por um regulamento. … Portanto, chamamos de esportes escolares, a atividade esportiva que é realizada no âmbito de uma escola, durante o horário de aula ou em instâncias não letivas.

Qual a diferença entre o esporte na escola é o esporte da escola?

O esporte na escola é a reprodução da pratica esportiva presente na sociedade, como por exemplo, jogar futebol com as regras existentes. Já o esporte da escola é modificação didático pedagógica do esporte, onde o esporte é transformado e obtém-se as suas próprias regras.

Qual o objetivo do esporte na área escolar?

Os objetivos do Esporte na escola, segundo Teixeira (1999), são a promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer.

Como o esporte pode ser vivenciado na escola?

O esporte é capaz de desencadear sensações de prazer, emoção e adrenalina nos alunos. Isso faz com que eles se sintam incentivados a participar das atividades propostas, uma vez que a sensação de bem-estar que aquela atividade promove é automaticamente identificada pelo cérebro.

ISSO SIGNIFICA:  Quais as variações do jogo de handebol?

O que aprendemos com o esporte competitivo treinamento na escola?

A importância do esporte na escola

A participação em jogos, competições ou treinos com objetivo pode ajudar no aumento da capacidade cognitiva e melhorar o aprendizado das crianças. … O esporte também auxilia nas habilidades sociais e emocionais. Em modalidades coletivas, ele promove o espírito de cooperação e empatia.

Quais são os esportes praticados na escola?

Educação Física

  • Voleibol. O voleibol ou vôlei é um esporte praticado entre duas equipes numa quadra retangular (aberta ou fechada). …
  • Handebol. O handebol (ou andebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos. …
  • Basquetebol. …
  • Atletismo. …
  • Futsal. …
  • Capoeira. …
  • Ginástica. …
  • Ginástica Artística.

O que o autor quer dizer quando utiliza o termo esporte na escola?

Ao utilizar o termoesporte Na escola” apropria-se de uma abordagem fragmentada do esporte, na qual o professor se baseia em uma perspectiva muito próxima a um treinamento para aplicar este conteúdo em suas aulas, partindo da aprendizagem e repetição (exaustiva) dos gestos técnicos, na busca pelo aperfeiçoamento dos …