Pergunta frequente: Como a corrida de orientação começou a se destacar no Brasil?

Quando e como a prática de Corrida de orientação chegou ao Brasil?

O esporte surgiu em 1912 com atletas de atletismo que antes, apenas corriam. A modalidade chegou ao Brasil somente em 1970 e passou a ser mais conhecida na área da educação física a partir de 1974 quando a Escola de Educação Física do Exército a incluiu em seu currículo.

Onde e quando surgiu a Corrida de orientação?

Como modalidade esportiva, a Corrida de Orientação surgiu por volta de 1850, na Escandinávia. O que era atividade de treinamento essencial para o deslocamento em guerra transformou-se como um meio de diversão para as tropas militares.

O que é Corrida de orientação resumo?

A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

O que é esse esporte de aventura chamado orientação *?

Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados em um determinado terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

ISSO SIGNIFICA:  Como escolher tamanho de roupa de ciclismo?

Quando a corrida de orientação chegou ao Brasil quem foram os responsáveis pelo desenvolvimento dessa prática em nosso país?

A Orientação chegou ao Brasil na década de 70, nomeadamente no ano de 1971 pela mão do Coronel Tolentino Paz. Ele foi o responsável máximo pela introdução e organização das primeiras competições militares de Orientação no Brasil.

Qual o país que iniciou a corrida de orientação *?

Modalidade desportiva de ar livre que tem a sua origem na Suécia no ano de 1918 com o Major e Escuteiro E. Killander. O objetivo é realizar um percurso em contrarrelógio, definido por um conjunto de pontos de controlo, marcados num mapa, que terão que ser encontrados pelo praticante.

Qual o conceito de orientação pedestre?

1. Orientação Pedestre: é uma modalidade de resistência, em que o competidor utiliza um mapa e uma bússola durante o seu deslocamento a pé.

O que é necessário na corrida de orientação?

Isto exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc. Ou seja, não basta ter apenas os equipamentos necessários.

Como fazer uma corrida de orientação?

Para começar a organizá-la, eles devem pensar onde o percurso pode ser realizado (se possível, disponibilize a planta baixa da escola para que visualizem as possibilidades). Depois, é preciso elaborar as regras e traçar um mapa para orientar os competidores.