O que é e como surgiu a corrida?

Qual é o objetivo da corrida?

Como objetivos e metas tem-se: emagrecimento, melhora do condicionamento físico e melhor qualidade de vida, parecendo que, em geral, grande parte destes indivíduos está consciente de que através da Corrida de Rua pode-se ter uma vida mais saudável de forma bio-psico-social.

Como e onde surgiu a corrida de orientação?

Como modalidade esportiva, a Corrida de Orientação surgiu por volta de 1850, na Escandinávia. O que era atividade de treinamento essencial para o deslocamento em guerra transformou-se como um meio de diversão para as tropas militares. … O esporte estendeu-se pela Europa, principalmente nos países nórdicos.

Como a corrida era conhecida antigamente?

Por exemplo, a princípio, a corrida de velocidade era disputada nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, com o nome de stádion ou dromo e com um percurso de 192,27 metros.

Qual a verdadeira história de Pheidippides?

Na verdade Pheidippides foi encarregado de uma tarefa mais árdua e importante. Quando o Persas estavam chegando na Grécia para destruir Atenas, coube a Pheidippides ir até Esparta, a 240 km de distância, pedir reforços. Correndo! Isso mesmo, correndo.

Qual a origem da maratona qual a distância percorrida?

A Maratona surgiu com um herói grego que, segundo a lenda, sacrificou sua vida para percorrer os 40 Km entre as cidades de Maratona e Atenas (Grécia). O corredor era Pheidíppides que correu a distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 antes de Cristo.

ISSO SIGNIFICA:  Quais os tipos de avaliação da maturação biológica mais utilizados no esporte?

Por que a maratona tem esse nome?

Única modalidade esportiva que se originou de uma lenda, seu nome foi instituído como uma homenagem à antiga lenda grega do soldado ateniense Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas, que teria corrido 42 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para anunciar aos cidadãos da cidade a vitória dos …

Como a maratona chegou no Brasil?

A primeira maratona anual disputada no Rio de Janeiro e no Brasil teve o nome de Maratona Internacional do Rio de Janeiro e foi criada pela corredora Eleonora Mendonça, através de sua empresa Printer que já organizava algumas corridas de rua de menor distância.

Como funciona a corrida de orientação?

A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

Qual o conceito de orientação pedestre?

1. Orientação Pedestre: é uma modalidade de resistência, em que o competidor utiliza um mapa e uma bússola durante o seu deslocamento a pé.

Como acontece uma prova de corrida de orientação e quais são os benefícios para a saúde?

A orientação ou corrida de orientação propõe contato direto com a natureza, e é uma excelente forma de exercitar o corpo e a mente. Os benefícios deste esporte ultrapassam os limites da quadra, e desde que teve o primeiro contato com a orientação, Marion Costa se tornou uma referência na modalidade.