Melhor resposta: Como é conceituada a ginástica na Pré história?

Como se caracterizou a ginástica na Pré-história?

Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos. … Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar.

Como era a ginástica na antiguidade?

INTRODUÇÃO Já na Antiguidade, a Ginástica era recomendada somente para os homens, com objetivo de desenvolvê-los fortes e musculosos, esteticamente perfeitos para proteger a pátria. Gaio (2006, p. 13) comenta que “a origem da Ginástica se confunde com a da Educação Física”.

Qual o objetivo da ginástica na Pré-história?

No período pré-histórico, a prática de exercícios físicos possuía o atributo utilitarista de manter o homem vivo (CARREIRO; VENÂNCIO, 2004). … Foram estudiosos gregos que criaram o termo Ginástica (Gymnus: nu), e também as primeiras sistematizações de atividades físicas, visando benefícios físicos e mentais ao homem.

Qual o significado da palavra ginástica na antiguidade?

A palavra ginástica é originária do grego “gymnádzein”, que significa treinar e, em sentido literal, exercitar-se nu (forma como os gregos exercitavam-se no período em que a ginástica se destacou).

Qual a primeira civilização a dominar e racionalizar os movimentos humanos com qual objetivo?

Alguns povos surgidos a mais ou menos 6 mil anos, tais como os chineses, conseguiram atingir um estágio civilizatório, e parece terem sido os primeiros a racionalizar o movimento humano com a criação do Kong-Fu (a arte do homem) em 2.700 a.C., e na Índia surgiria o yoga, ambos dando à este um forte conteúdo médico ( …

ISSO SIGNIFICA:  Qual calça usar com tênis cano alto?

Qual era a principal característica dos movimentos corporais na Pré-história?

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc. (MORAES, 2009, p. 1).

Quais atividades eram consideradas ginástica na antiguidade?

Na Antigüidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos aparecem nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral.

Para que os gregos usavam a ginástica na antiguidade?

A maior importância da ginástica naquele período foi a preparação militar, exercícios destinados a aquisição de vigor físico, resistência, força e habilidades com armas. Sendo assim, a atividade física exercia um papel voltado para a sobrevivência, expresso principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se.

Quais habilidades que a ginástica pode desenvolver?

além de desenvolver capacidades como força, flexibilidade e controle corporal, a Ginástica pode contribuir para a aquisição de outras habilidades esportivas, como o giro de pivô do basquetebol e o salto com vara no atletismo.

Como era a educação física na Pré-história e qual o seu objetivo?

A Educação Físicaera presente nessa época antes mesmo de a chamarmos assim. Ela era FUNDAMENTAL para a sobrevivência do homem pré-histórico, pois ele tinha que caçar, pescar, coletar, fazer ferramentas… No paleolítico, ele era nômade, e tinha que ficar mudando de um lugar para outro.