Quando o tênis de campo chegou ao Brasil?
Os indícios apontam para a primeira quadra no Rio de Janeiro, em 1889. Há, contudo, quem aponte o São Paulo Athletic Club (SP) como o pioneiro do esporte no país, em 1892. Logo após, em 1896, surgiu o primeiro clube especializado em tênis em Porto Alegre (RS).
Como o tênis de campo chegou ao Brasil?
A chegada do tênis ao Brasil aconteceu no fim do século 19, quando ingleses vieram ao país para processos de urbanização de São Paulo e Rio de Janeiro. Os ingleses trouxeram raquetes e bolinhas de tênis e começaram a propagar o esporte no Brasil.
Qual foi o primeiro tênis de campo?
Jogo que teve origem em França nos séculos XII ou XIII, com o nome de jeu de paume. Em 1873, o major inglês Walter Clopton Wingfield inventou um jogo chamado Sphairistikè, a partir do qual se desenvolveria o ténis que hoje conhecemos.
Em que ano ocorreu o primeiro torneio de tênis feminino no mundo?
As mulheres estrearam oficialmente no tênis em 1884, no torneio de Wimbledon, aproximadamente sete anos após o primeiro campeonato masculino da história que aconteceu no mesmo local.
Qual a origem do tênis de campo?
O tênis surgiu na Inglaterra, mas não nega o berço francês. Há muitas teorias sobre o seu surgimento, mas há um consenso de que as bases do jogo surgiram do jogo francês Jeu de Paume (Jogo da Palma), ao final do século XII, o qual consistia em rebater uma bola contra o muro utilizando a palma da mão.
Qual a origem da palavra tênis?
Especula-se que o termo derive do que os franceses gritavam ao colocar a bola em jogo: tenez, algo como “segure” ou “pega essa”. Quando o tênis se modernizou, no fim do século 19, os calçados para a prática do esporte ficaram conhecidos como tennis shoes (“sapatos de tênis”).