Como são os campeonatos do streetball?

O que é Streetball?

Como são os campeonatos de streetball?

O esporte é conhecido como basquete de rua, pois é jogado em quadras abertas. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local antes da prova. O campeonato será disputado em trios com categorias masculino e feminino livre. O campeão receberá troféu e os 1º, 2º e 3º lugar ganharão medalhas.

Qual a principal jogada do streetball?

Crossover: principal jogada do Street, o crossover é um corte normal, como no basquete de quadras, só que com maior impulso. Sua principal vantagem é a quebra da defesa. Caneta: jogada característica como no futebol. O jogador joga a bola entre as pernas do adversário.

Como são os campeonatos e regras do basquete de rua?

1) Tamanho da quadra: 12X22 m. 2) Número de jogadores: 4 titulares e até 3 reservas. 3) Tempo de jogo: seletivas estaduais são 2 tempos de 8 minutos e 30 segundos e finais são 3 tempos de 10 minutos. 4) Manejo de bola: só não poderá andar com a bola na mão, apenas quicando e usando passes e dribles.

Qual é o estilo de vida de quem pratica o basquete de rua?

Mas o esporte não está em sua vida apenas como atividade física ou recreativa. … A cultura é muito rica porque une o esporte à cultura original do hip-hop”, afirma o DJ, que está acostumado a conviver com a galera trajando os panos da NBA nas quadras e nas pistas.

ISSO SIGNIFICA:  Pergunta frequente: Como ocorre a corrida de revezamento 4x400?

Como se originou o streetball?

O streetball surgiu nos guetos novaiorquinos na década de 70. Ou seja, no mesmo lugar e ao mesmo tempo em que o movimento hip hop dava seus primeiros passos. As partidas eram feitas em quadras abertas, parques, embaixo de viadutos, mas sobretudo na rua, embaladas ao som do rap (OLIVEIRA FILHO, 2006).

Quem são os principais jogadores brasileiros de Streetball?

Entre os atletas brasileiros estão nomes como Shamell Stallworth, americano, jogador do Mogi das Cruzes e maior cestinha da história do NBB, Scott Machado, maior pontuador no ano passado da G-League da NBA e atualmente em acordo com os Lakers e com seu time na liga de desenvolvimento, Guilherme Deodato, JP Batista e …

Quais são as regras atuais do basquete?

Cada equipe, após o controle da bola, possui 24 segundos de posse de bola para arremessá-la à cesta adversária. Desses 24 segundos, apenas 8 segundos podem ser executados no campo de defesa. A equipe não pode regressar com a bola ao campo de defesa após ter cruzado a linha do meio da quadra.

O que diz a regra do basquete de rua quanto os malabarismos e truques com a bola?

Quanto às manobras, no basquete de rua todos os tipos de malabarismos e truques com a bola são permitidos aos jogadores, sejam eles feitos com os pés, com a cabeça ou mediante qualquer outra tática que o atleta utilize para iludir o adversário, de modo a estimular a versatilidade e a criatividade como elementos …

Como o basquete é visto é praticado na sociedade?

O basquete de rua é visto por membros da sociedade como uma referência de atividade de resistência social e cultural, que promove dentro das suas tribos e associações, atividades de socialização do conhecimento de forma crítica e prazerosa como a música, a arte e a dança, proporcionando assim, outras possibilidades de …

ISSO SIGNIFICA:  Quem foi o primeiro medalhista olímpico brasileiro no atletismo?

Quando o basquete de rua ganhou visibilidade no Brasil?

Em 2005, a Cufa organizou seu primeiro campeonato brasileiro de basquete de rua, a Liga Brasileira de Basquete de Rua (Libbra). Após o primeiro campeonato da Cufa e o projeto social promovido pela LUB, a modalidade ganhou visibilidade, suporte do governo do estado e uma estrutura institucionalizada no Rio de Janeiro.

Como o basquete de rua ganhou popularidade no Brasil?

Aproximadamente entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, principalmente por meio de ações da empresa de materiais esportivos AND1, o Streetball passou a ter mais visibilidade e popularidade mundo afora, observando isso, Organizações Não Governamentais (ONGs) como a Central Única das Favelas (CUFA) e a Liga …