Como o judô poderia contribuir no aprendizado na escola?

Como trabalhar o judô na escola?

As atividades aplicadas devem ser alegres, divertidas, onde as crianças sintam prazer em praticá-las, o Judô nesta fase deve ser trabalhado de forma lúdica, sem cobrança de desempenho ou resultados. O importante é o contato inicial com a modalidade.

Qual a relação do judô com a Educação?

O ensino do judô para crianças preconiza uma metodologia específica, aprender a lutar “brincando”, o qual Kishimoto (1997, p. … O judô não é apenas uma luta desportiva ou um sistema invencível de ataque e defesa. Antes de tudo, é um processo de educar a mente, o corpo e a moral, portanto, é educação (MORIMOTO, 2006).

Como o judô pode auxiliar na formação de uma sociedade?

Um dos principais benefícios do judô é o auxilio para crianças tímidas e que têm dificuldades de socialização. Mesmo sendo uma modalidade individual, a luta prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. … A aplicação do lúdico, disciplina e respeito fazem parte da socialização do aprendizado da aula de Judô.

O que é trabalhado no judô?

Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada.

ISSO SIGNIFICA:  Sua pergunta: Qual o motor do Golf GTI mk4?

Como as lutas podem ajudar no processo de socialização dos alunos?

Segundo Preyer (2000, p. 71) “além de desenvolver as capacidades físicas, as lutas auxiliam o aluno na sua relação consigo mesmo e com o grupo, ao propiciar elementos que visam à socialização, a competitividade, a disciplina e o respeito, característicos de sua tradição e filosofia”.

O que a prática do judô prega a seus praticantes?

Durante as lutas, os judocas pregam o espírito de respeito ao oponente, reconhecendo a dignidade de cada pessoa. O atleta nunca deve menosprezar o adversário, nem tomar nenhuma atitude de superioridade.

Qual é a relação entre Jiu-jitsu e judô?

– O JiuJitsu e o Judô são artes complementares, então, tem essa interseção entre as artes. A galera do Judô começa a luta em pé e tem a parte de chão, no JiuJitsu começa em pé também e acaba se desenvolvendo mais no chão.

Qual a influência do judô?

Os resultados apontaram os seguintes aspectos: 85% dos participantes disseram ter melhorado a concentração; 71% respeito mútuo, aptidão física, disposição, domínio corporal, e disciplina; 57% autoconfiança e a segurança pessoal; 42% a condição ética, amizade e autoestima; e 28% disseram ter melhorado o senso de …

Por que a técnica do judô é tão importante?

O Judô tem como filosofia integrar o corpo e a mente. … Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente.

O que acontece com um indivíduo que melhora o desempenho no judô?

Os judocas mais treinados aerobiamente apresentam maior recuperação nos intervalos das lutas, que pode contribuir para manter maior intensidade durante a luta e no controle do processo de fadiga. (DETANICO, 2014).

O que o judô tenta nos ensinar?

Portanto, a filosofia do judô é fortemente influenciada pela filosofia de vida oriental, a qual transforma a disciplina e o equilíbrio em formas de viver e encarar o semelhante, ou seja, ensina aos praticantes dessa arte suavizante: o equilíbrio do corpo e da mente, respeito às pessoas mais velhas, saber perder e …

ISSO SIGNIFICA:  Questão: Como reformar um box de acrílico?

Qual a importância do ukemi no judô?

Os “ukemis” são destinados a anular os efeitos da queda, na qual, caindo-se com toda a superfí- cie dos braços e das mãos bem estendidas, aumenta-se a superfície de contato e retransmite ao solo as vibrações produzidas pelo choque.

Qual a importância do judô na educação física?

O objetivo do professor de judô consistirá em desenvolver as capacidades coordenativas e promover o desenvolvimento de elementos novos, aumentando tanto o controle motor quanto a competência motora, através de ganhos de consistência e aumento da complexidade dos movimentos básicos, essenciais para o aprendizado das …